[Desabafos de uma Leitora] É ressaca literária ou um bloqueio literário?

Ultimamente venho tentado falar com vocês a respeito do meu problema com a leitura este mês. No começo achei que fosse somente preguiça, mas aqui estamos no dia 20 de Junho e eu ainda não consegui desenrolar as leituras para o mês. Como muitos sabem, sou daquelas que acham que não produzem nada e quando vai contar todos os livros que leu, dão mais de dez. Eu acho isso até legal mas há um tempo não tenho conseguido ficar neste mesmo pique que há trinta dias atrás.
Tem três livros empacados na minha estante, que infelizmente não consigo terminar. Estou parecendo aquelas velhinhas com dificuldade em ler de tanto tempo que venho levando para finalizar estas leituras, e mesmo que eu tente começar outra obra para me sentir com mais vontade ainda de terminar as outras, elas acabam ficando pela metade porque não consigo mais seguir em frente.
O último livro que li este mês foi Como se livrar de um vampiro apaixonado e eu o devorei em dois dias, completamente anestesiada pela história, mas depois dele, não consigo mais me prender a outros livros como antes. Não sei bem se é uma ressaca literária porque esse livro anterior não foi tão impactante assim para eu ficar com os sintomas, mas estou começando a achar que passo por um bloqueio literário. Meu cérebro já está tão sobrecarregado com tantas histórias que li esse ano que agora ele simplesmente não quer mais assimilar nada. Será que isso é possível?
Infelizmente não sei. O fato é que meus livros ainda continuam empacados na estante e nenhuma outra obra tem me tirado o sono. Não sei bem se é carma por ter perdido tantas horas de sono com alguma leitura, mas estou chateada e realmente frustrada porque me acostumei a devorar livros e agora mal consigo terminar um, e senti que precisava desabafar.
E vocês, o que acham? Já passaram por isso ou acham que somente não está na hora de ler determinados livros e eu devo partir para outras leituras?
Posts criados 1379

26 comentários em “[Desabafos de uma Leitora] É ressaca literária ou um bloqueio literário?

  1. Oi Miriã, sua linda, tudo bem?
    Se não foi ressaca literária, posso opinar? Talvez seja pressão. Pressão de ter que ler. Nós que amamos livros, temos vontade de estar sempre com um na mão, mas se essa vontade não aparecer por prazer ou paixão, é porque, em minha opinião, talvez esteja sobrecarregada. Talvez, só precise se dedicar a outra coisa nesse momento. E quando não estiver mais pensando no fato de ler, a vontade vai surgir novamente. Acho que é o mesmo que acontece com escritores, o tal bloqueio é porque precisam parar um pouco e ir viver lá fora, fora dos livros, risos… Espero ter ajudado.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  2. Hey, Mi!
    Nossa, é realmente horrível passar por isso né? Eu passei pela mesma coisa no início do ano, quando abandonei duas leituras seguidas, e depois não consegui ler mais nada. Mas te confesso, esse ano eu estou sofrendo bastante disso, de uma hora para outra, nenhuma leitura me prende. Mas não se preocupa não, logo passa, e você retoma a ativa, sem pressão.
    P.S.: Que layout mais lindo!! *o*
    Mil beijokas – Entre um Livro e Outro

  3. Olá Miriã, tudo bem?
    Nossa como eu te entendo rsrs
    Já passei por isso mais de uma vez e olha que nem sou de ler muito,
    mas por exemplo quando eu li a Última música eu simplesmente devorei aquele livro rs porque gostei demais, mas assim que terminei de ler ele não conseguir ler outro só depois de uns dias foi que conseguir ler!
    Eu faço assim quando estou desse jeito eu dou um tempo e me descanso, sabe descanso a minha mente a única coisa que nunca deixo de ler é a Bíblia rs mas ou outros livros eu dou uma pausa, e sobre não conseguir ler um determinado livro as vezes deixo encostado e depois leio normalmente!
    Espero ter ajudado kk e que você passe logo por essa fase!
    Beijos *_*
    Desvendando Segredos | Facebook

  4. Oi, Cila. Acredito que boa parte seja isso mesmo. Eu tenho que ler algumas obras em parceria e me senti "obrigada" a finalizar estas leituras. Acho que foi uma grande pressão na minha cabeça, agora não consigo simplesmente insistir.

  5. Oi, Anya. Só sofri disso uma vez ano passado e outra agora, e é sempre no mesmo mês. Acho que não estou sabendo como lidar com a perda de uma pessoa importante e isso tem feito um impacto negativo nas minhas leituras.

  6. Oi,Talyta. Obrigada pelo conselho. Eu raramente passo por essas situações, mas quando acontece não sei o que fazer. Estou bem chateada mas estou tentando dar esse tempo que mereço nas leituras, quero ficar mais relaxada para voltar com tudo.

  7. Oi, Miriã!
    Moça, eu acredito que seja só ressaca mesmo.
    Eu passo muito por isso e estou nessa vibe ultimamente, só não estou pior porque tá se formando uma filinha aqui de livros de parcerias e para esses eu faço um esforço a mais, afinal eu me comprometia lê-los.
    Mas vá com calma, nada de desespero, às vezes é só que não é o momento para aquele livro, tenta trocar.
    A última ressaca que eu tive, só foi resolvida quando – pulando de galho em galho (devo ter tentado começar no mínimo uns 8 livros rs) – eu consegui gostar muito e parar em um e lembro muito bem o livro que me segurou, foi O Bosque Selvagem.
    Tenta ver se funciona pra você, sai pulando de galho em ganho, uma hora algum livro te fisga!
    Boa sorte 😉

    Beijinhos :*
    Sankas Books

  8. Oi Mi, tudo bem?
    Sei bem o que está sentindo. Estou com três livros pela metade também e não tô conseguindo fluir a leitura. Depois que Li Uma tocha na escuridão fiquei assim, bom pelo menos eu acho. Pior que são dois de parceria e eu não conseguindo de jeito nenhum fazer as histórias andarem. Um é de 190 páginas e eu não sai da 70. Talvez a gente esteja com um bloqueio literário mesmo rs. Também estou frustrada. Este mês, precisa render um pouquinho. Força para nós! Xero!

    minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

  9. Oi, Dih. É justamente isso! Estou com um livro de parceria, tô com 70% dele concluído mas não sinto vontade alguma de ler. Af, já não sei mais o que fazer. Espero que você consiga concluir os seus.

  10. Oi, Carol. Acho que isso é um mal que vem pra todo mundo em? Eu estou nessa também e até por isso resolvi trocar alguns livros no skoob, para ver se consigo me interessar por outras histórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Procura algo? Digite aqui e clicle em enter para pesquisar. e ESC para sair

5 livros com CEO que não são babacas 8 livros para chorar 5 lugares para ler Prateleiras criativas O que é sick-lit?