por Miriã Caetano

como identificar comportamento suicida?

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, sendo 79% deles ocorridos em países de baixa e média renda.

O perfil das pessoas que tiram a própria vida é variável e não deve cair em um estereótipo. Contudo, especialistas indicam alguns sinais que podem ajudar a identificar intenções suicidas.

Nem todo deprimido tende ao comportamento suicida, mas grande parte dos casos estão relacionados a essa doença. Por isso, se você percebe desinteresse e apatia para fazer atividades básicas, este é um grande alerta.

depressão

01.

Compartilhar nas mídias sociais sobre morte e formas de morrer, dá a entender que a pessoa está pesquisando o assunto.

pesquisas sobre o assunto

02.

A pessoa solta frases como "eu não aguento mais", "eu quero morrer", além de demonstrar que se sente um fardo para os outros.

frases de alarme

03.

Comportamentos usuais tem mudanças bruscas, por exemplo, uma pessoa que ama festejar, deixa de sair para ficar em casa ou não sente ânimo para fazer algo que ama.

hábitos diferentes

04.

A pessoa pode se tornar agressivo e irritadiço de uma hora para outra, além de mostrar uma melhora significativa, apresentando estar animado e alegre, pouco tempo depois.

mudanças de humor

05.

O sono fica desregulado e a pessoa começa a ter dificuldade em dormir ou dorme demais que o necessário.

insônia

06.

para saber mais...

gênio criador

Visite o blog

Yellow Star