Cartas secretas jamais enviadas – Emily Trunko | Resenha

Você já desejou poder voltar no tempo e dar conselhos para si mesmo? Já quis ter coragem de falar como é forte o amor que sente por alguém? Alguma vez já se perguntou por que uma pessoa importante na sua vida parou de falar com você? A partir de contribuições anônimas, Emily Trunko reuniu nesta coletânea cartas que revelam segredos profundos de quem as escreveu. Afinal, muitas vezes o único jeito de lidar com nossos sentimentos mais intensos — seja um amor incondicional ou uma perda irreparável — é botando tudo no papel. A leitura destas cartas nos permite mergulhar na vida de seus remetentes e, ao mesmo tempo, redescobrir nossa própria história e perceber que, mesmo nos piores momentos, não estamos sozinhos.

Não-ficção | 200 páginas | Editora Seguinte | Livro cedido pela editora 

Cartas secretas jamais enviadas é uma antologia organizada por Emily Trunko, uma garota de apenas dezesseis anos que através de seu Tumblr, Dear My Blank, conseguiu mobilizar várias pessoas do mundo inteiro a compartilhar seus relatos, mensagens e histórias de vida. A premissa segue a mesma que Últimas mensagens recebidas, mas desta vez iremos falar de cartas, estas que jamais foram enviadas a seus respectivos destinatários.
É um livro impactante, que mais uma vez consegue mexer com o emocional do leitor. São cartas reais, puras e que expressam todos os tipos de sentimentos: amor, sofrimento, dor, luta, superação, recomeço.

O mais interessante é que o leitor se coloca no lugar de quem está escrevendo, o remetente que muitas vezes não tem coragem de dizer quem é, mas que através das palavras consegue expressar tudo aquilo que está engasgado para falar. 

Queridas pessoas LGBT+,
Vocês são amadas, vocês
são amadas, vocês são amadas.
Por favor, não deixem que o ódio
desse mundo as faça acreditar que
não são dignas ou merecedoras de amor.
Não deixem que rejeitem suas identidades.
Não há mais nada a ser dito.
Vocês são amadas.
Vocês são importantes.
Vocês são dignas.
-D

Também são cartas enviadas a todos os tipos de público, seja ele quem for. Alguém que quer desistir da vida, um amor perdido, alguém que já morreu, a Terra, o mundo, a quem estiver lendo. São frases e textos lindos, que conseguem não somente abalar aqueles que escrevem como também mudar os pensamentos de quem está recebendo a carta.
Eu me senti impactada pela obra. Afinal, quem nunca quis escrever uma carta sabendo que jamais a enviaria? Na época que eu tinha diários, eu vivia escrevendo ali todos os meus problemas, frustrações e esperanças para o futuro e sentia que alguém me compreendia, mesmo sabendo que ninguém nunca iria ler aquilo.

Você é especial para alguém em algum lugar por aí.
Você é especial para alguém exatamente aqui.
Você é importante, e as pessoas que deixa no mundo
fazem toda a diferença. Embora nem sempre
se dê conta disso, você é incrível.
Você vale muito. E estou feliz por você existir.

Mas é isso que nos faz pensar e nos motivar a escrever cartas para alguém. Sabemos que essa pessoa não irá ler, então o sentimento transpassado ali é mais real e verdadeiro possível. O ser humano se despe de suas armaduras e amarguras quando sabe que ninguém está olhando. E o Tumblr da Emily ajuda exatamente nisso.
Ainda acho que Últimas mensagens recebidas é melhor que esse livro porque ele tem mensagens bem mais impactantes, cheias de dor e luto, e foi o que realmente me fez chorar e adorar essa obra, mas Cartas secretas jamais enviadas também tem seu apelo e deve ser lido por todos. É um livro que pode nos ajudar a sermos mais empáticos com as pessoas que conhecemos assim como nos mostra que não estamos sozinhos no mundo. Todo mundo sofre, perde alguém, tem o coração partido. E é normal sofrer, chorar e se desesperar. Mas assim como a tristeza vem, a força e a felicidade de seguir em frente também irão surgir.

Tudo que ouço soa como você,
enquanto o silêncio soa
como eu, completamente só.
Não sei o que me faz chorar mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

24 thoughts on “Cartas secretas jamais enviadas – Emily Trunko | Resenha

  1. Oiii Mika

    A ca dos dois livros é muito meiga e caprichada, amo! E a mensagem contida nas cartas certamente deve tocar e emocionar o leitor, nos fazendo sentir como se em parte algumas até falassem com a gente, imagino que deve ser uma leitura emocional e bem inesperada, daquelas que a gente nem pensa que vá se envolver tanto mas acaba completamente encantada.

    Beijos

    http://www.derepentenoultimolivro.com

  2. Oi, Alice
    A editora com toda certeza caprichou muito nessa edição, eu fiquei apaixonada. Eu confesso que não estava esperando muito desse e do outro livro, mas quando tive minha primeira experiência com a leitura, eu chorei tanto e me comoveu tanto que eu vi que era uma leitura necessária a todos. É lindo esse livro.

  3. Olá, Miriã.
    Eu acho esse título e o outro bem interessantes. Como você disse, quando pensamos que ninguém vai ver nos despimos de todo orgulho, medo, rancor e colocamos todas nossas emoções ali. Eu também escrevia diário e hoje quando releio vejo como eu era mais emotiva mas acho que era por saber que só era eu que ai ler hehe. Mas mesmo achando o livro muito interessante eu não leria porque tenho uma pilha enorme de livros de ficção para ler, que são meus favoritos.

    Prefácio

  4. Oi, Sil
    Concordo com você. Parece que o ser humano se torna mais verdadeiro quando ninguém está olhando né? Eu também sou mais emotiva quando escrevo, sempre sofrendo por alguém kkk O livro é lindo mas acho que eu também não compraria se tivesse outros tantos para ler.

  5. Oi, Kamilla
    É um livro que realmente mexe com a gente de todas as formas. Eu me coloquei no lugar dessas pessoas e entendi seus sofrimentos, medos e etc, e isso é um grande momento pra mim, eu adorei.

  6. Oi Miriã, tudo bem?
    Adorei a proposta de ambos os livros! Devem ser poéticos e emocionantes.
    As capas também são lindas. Me chamaram a atenção!
    Fiquei com vontade de ler, mesmo não sendo a maior fã de não-ficção. <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

  7. Oi Miriã, tudo bem? Eu já conhecia "Últimas mensagens recebidas", mas esse ainda não. Sou cheia d vontade para ler ambos, pois acho a premissa muito bacana. Não sabia que do Tumblr e já dei uma passada por lá para conhecer mais. Simplesmente adorei o post e a resenha. Ótima dica 🙂

    Beijos e até mais!
    http://www.lunaliteraria.com/

  8. Adorei a proposta desse livro. Ele me pareceu tão real somente pela sua resenha. Adoro não-ficção e acho super válido sairmos da nossa zona de conforto para enxergarmos o mundo com outros olhos.

@blogcapitulotreze

Por quê você precisa assinar o Amazon Prime? 8 motivos para assinar o Kindle Unlimited Todas as edições de Harry Potter publicadas no Brasil Como economizar na hora de comprar livros? Presentes para dar no Dia dos Namorados