[Resenha] Três coisas sobre você, Julie Buxbaum @Arqueiro

Título: Três coisas sobre você
Autor: Julie Baxbaum
Lançamento: 2016
Páginas: 288
Gênero: Jovem Adulto
Editora: Arqueiro 
Classificação: 

Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.

Jessie acaba de se mudar de Chicago para a casa da mulher de seu pai na Califórnia, esta que ela nem sabia que existia. Theo, o filho dela, também não gosta nem um pouco dessa mudança e faz da convivência com eles um inferno. Ainda assim, Jessie precisa se acostumar e se adequar a nova escola que é cheia de alunos ricos e esnobes. Suas primeiras semanas são ruins já que a “alta classe” zomba dela. Se ao menos sua amiga Scarllet pudesse estar lá para ajudá-la…
Mas eis que surge um e-mail enviado por “Alguém Ninguém” que resolve ajudar Jessie nessa nova fase, mostrando a ela com quem ela poderia fazer amizade, com quem ela não poderia falar e etc. No começo ela não leva a mensagem a sério e acha que é uma brincadeira, mas acaba aceitando e juntos, ela e AN, fazem uma amizade onde a identidade dele é o ponto central da trama.  

Jessie enfim acaba fazendo amigos e vai começando a se relacionar melhor com os colegas e neste enredo surge diversas pessoas que poderiam ser AN, sendo elas as mais possíveis Liam, Caleb, Ethan e Theo. O desenvolvimento de Jessie é notável, já que ela dá a impressão ao leitor que dependia de Scarllet para tudo, já que não sabia se defender das implicações das outras pessoas. Jessie também tem um olhar muito critico em relação aos alunos dessa nova escola já que todos tem dinheiro e no mínimo, são pessoas fúteis. 
A relação dela com o pai vai de mal a pior e eu juro que a entendo. É horrível quando os pais tomam decisões importantes sem perguntar sequer como seus filhos se sentiriam diante dessa mudança, e o pai de Jessie erra feio neste quesito, mas vemos que ele e sua nova mulher são esforçados e tentam fazer essa louca e estranha família dar certo. A narrativa é em primeira pessoa e vemos tudo pelo ponto de vista da Jessie, e por isso ficamos cada vez mais curiosos para saber quem é AN. Ela é divertida e deixa a leitura suave, leve e muito fácil. Devorei o livro em um dia!

“Existe história melhor do que a da garota que descobre que o seu verdadeiro amor morava o tempo na casa ao lado? Claro, o meu vizinho viria a ser mais como um zumbi com saliva misturada com refrigerante, mas tudo bem. Vivendo e aprendendo.”

O ponto central da trama, como disse acima, é descobrir quem é AN e eu já tinha minhas suspeitas desde a primeira vez que um personagem entrou em cena. Imagine então minha felicidade em saber que ele era AN! Pois é. Fiquei muito feliz com isso, já que existe alguns autores que infelizmente gostam de decepcionar os leitores e acaba dando outro rumo aos personagens. O que senti que faltou foi um epílogo e achei o final pouco desenvolvido. Eles só se encontram, conversam um pouco e há um beijo. Como assim só isso?! Queria saber melhor se Jessie vai namorar ele, como ficou suas amigas e as outras pessoas, mas ok. Me conformei em saber que AN era alguém que eu queria então relevei.
No mais, Julie nos trouxe um YA divertido, leve e muito envolvente. Entendo que as pessoas tenham simplesmente amado o livro, mas no meu caso, não achei algo fora de outro mundo e por isso ele não é um dos meus favoritos. A capa está perfeita, condiz com tudo o que o livro traz, além da diagramação que está um amorzinho. Arqueiro fez uma grande aposta no livro e acredito que eles acertaram em cheio!
Fonte: Dá um zoom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 thoughts on “[Resenha] Três coisas sobre você, Julie Buxbaum @Arqueiro

@blogcapitulotreze

Livros baseados na história de Cinderela Por quê você precisa assinar o Amazon Prime? 8 motivos para assinar o Kindle Unlimited Todas as edições de Harry Potter publicadas no Brasil Como economizar na hora de comprar livros?