Indicação de livros safados, românticos e divertidos

[Resenha] A Turma – Memórias de uma garota que não sabia ser feliz sozinha, de Alissa Grosso @Gutenberg

Título: A turma – Memórias de uma garota que não sabia ser feliz sozinha
Autor: Alissa Grosso
Lançamento: 2013
Páginas: 288
Gênero: Jovem Adulto
Editora: Gutenberg
Classificação:

Sinopse: O ensino médio está prestes a acabar, mas ela tem medo de perder tudo o que faz dela quem ela é. Até que seu grande segredo é descoberto…
Este romance conta a história de Hanna Best, uma líder popular idolatrada e a estrela do ensino médio de sua escola. A turma existe por causa de Hanna, e tudo gira em torno dela, mesmo com o apoio incondicional das amigas Gilda, Olivia, Sheila e Patrícia, além de Alex, seu namorado fofo, gentil e amoroso. Todos estão sempre lá para ajudar. As amizades, o colégio e a rotina são sua referência e segurança no mundo, mas essa vida está prestes a acabar com o fim do ensino médio, e isso é apavorante para a jovem.
Porém as coisas começam a ruir bem antes, quando uma reviravolta revela o profundo e chocante segredo de Hanna, que só Alex conhecia. E é somente vencendo dores antigas e questões profundas que uma nova fase poderá começar na vida de todos. Com uma história surpreendente, A turma fará você se apaixonar por Hanna, e sentir na pele os dramas, sentimentos e conflitos adolescentes da protagonista, em uma profunda e comovente narrativa.

Gilda, Olivia, Sheila e Patrícia fazem parte da Turma. A turma só existe por causa de Hanna Best, foi ela que trouxe todas essas meninas completamente diferentes para dentro de seu grupo. Cada uma delas tem personalidade completamente distintas. Gilda é a mais agressiva por usar roupas pretas e maquiagem dramática. Olivia é a melhor amiga de Hanna, a conhece desde que tinham cinco anos. Sheila acabou entrando por acaso na Turma e faz de tudo para tomar o lugar da líder, a Hanna e Patrícia é a mais tímida, sempre que pode se esconde atrás da lente da sua câmera.
Todas elas acreditam que Alex, o namorado de Hanna é completamente antiquado para ela, já que ela merece alguém melhor sendo a mais popular do colégio, não um cara sensível que só sabe chorar e ficar sozinho. Tudo parece estar a mil maravilhas, mas a cada momento que Hanna se aproxima da formatura do último ano, ela sente que tudo que construiu acabará e sente um medo imenso dessas mudanças. Para eternizar os momentos, Hanna fará de tudo para mostrar sua marca. 

Eu ainda estava tentando entender o que o livro e a autora queriam me mostrar. O livro é narrado em duas partes, sendo a primeira pela Turma e a segunda pelo Alex. Você pode achar a primeira parte meio boba porque ela somente nos mostra a convivência da turma com Hanna e a personalidade de cada uma, e isso meu caro leitor, confunde muito porque é inevitável vermos o quanto essas garotas NÃO TEM nada em comum, e isso nos faz questionar: Por quê e como elas se tornaram amigas e parte da turma?
Com os pensamentos de cada uma, percebemos o quanto elas odeiam Hanna e querem tomar seu lugar, e por isso, fui procurando fragmentos no texto onde me mostrasse como Hanna era para explicar essa aversão que suas amigas sentiam a ela. E digo para vocês, não vi nada! Hanna parece ser uma pessoa doce, convidativa e é por isso que ela é tão popular no colégio. Por outro lado, Alex me fez odiá-lo a primeira parte inteira. Falei para mim mesma que o detestaria, não importa quanto e fiquei muito chateada com suas ações. A partir daí somos apresentados a segunda parte narrada por ele.
Nem formando mil teorias em sua cabeça, o leitor poderia imaginar o que Alex nos revelaria. O segredo de Hanna foi tão bem guardado que é quase impossível alguém ter imaginado exatamente o que seria. A partir daí, comecei a gostar de Alex e a entender suas ações e gostar mais ainda de Hanna. No fundo, ela é só mais uma garotinha desprotegida que precisa de alguém que olhe por ela e Alex tenta fazer tudo isso e é por essas coisas que nem tudo dá certo.
Eu fiquei abismada, chorei horrores e agora coloco Alissa Grosso na minha lista de autores preferidos. Ela foi genial nessa obra! A história toda sofre uma reviravolta de 360º que deixam seus cabelos em pé, tudo muito bem elaborado. Porém, o final foi meio abrupto e eu não gostei já que gostaria que tudo tivesse os pontos nos is e um epílogo, mas mesmo isso não tira toda a magnificência da obra. Um livro lindo, que mexe com sua cabeça e que no final, faz você arfar com as surpresas que ele lhe reserva. 
Fonte: Pipoca Musical
Compartilhe o post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 comments on “[Resenha] A Turma – Memórias de uma garota que não sabia ser feliz sozinha, de Alissa Grosso @Gutenberg

  1. Oiii Miriã

    Quando vi esse livro pela primeira vez pensei que fosse só um romance juvenil típico coma abelha rainha da turma, ect. Por isso não dei muita atenção, nunca tinha parado pra ler uma resenha do livro.
    Agora depois de ler a sua resenha fico bem mais tentada a dar uma oportunidade à essa história já que parece não ser apenas mais um romance adolescente, mas esconde um segredo, algo mais profundo e personagens que mexem com a emoções do leitor.
    Levo anotado para minhas futuras leituras.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

  2. Olá. O começo fica confuso porque é meio bobo, já que não há nada importante nele, mas quando chegamos a segunda parte, nós percebemos que a primeira faz muito sentido e vamos montando as peças do quebra-cabeça. Espero que goste!
    Beijo

  3. OI!Adorei sua resenha eu já li esse livro e a princípio parece ser muito bobo mesmo e isso pode fazer com que muitas pessoas desistam da leitura,mas quando chega a parte do Alex nós compreendemos o porque disso.
    Beijão!

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
Rainha das Lágrimas, o novo drama coreano da Netflix Livros, aparelhos e kindle unlimited, confira algumas ofertas da Black Friday Vermelho, branco e sangue azul, o novo filme queridinho dos leitores Um livro para cada era da Taylor Swift Livros para quem amou a série Rainha Charlotte