Os 5 tipos de leitora

Quando a gente começa a gostar de ler livros, acabamos pegando certas manias que nos definem como leitoras, como por exemplo, cheirar livros. Quem não gosta de passar o  nariz em um exemplar novinho que acabou de chegar em sua casa? Recentemente estava pensando sobre isso e separei algumas situações que acabaram definindo cinco tipos de leitora que tenho certeza que no mínimo um, algum de vocês se identificam. Vamos saber quais são?

A LEITORA COMPULSIVA

A leitora compulsiva seria basicamente aquela que compra vários livros, tem a estante praticamente cheia, sem espaço algum, e vive comprando cada vez mais. O pior, é que quando eles chegam em casa, ela não tem tempo nenhum para ler os livros novos e acaba deixando-os abandonados na estante. Eu sou praticamente esse tipo de pessoa. Quanto mais quero ler, mais compro livros e menos tempo para iniciar a leitura eu tenho. 

A LEITORA CIUMENTA

A leitora ciumenta é aquela que sente ciúme até dos marcadores dos livros dela. Não é que seja uma pessoa egoísta, mas emprestar um livro para alguém é como empresar um filho, por isso ela não confia suas obras a ninguém, e se confia, trate de não trazer os livros amassados ou sujos senão ela  mata você. Felizmente eu não sou desse tipo, mas tenho certeza que vocês devem conhecer alguém.

 A LEITORA ANSIOSA

A leitora ansiosa caracteriza-se por não conseguir parar de ler um livro até descobrir o final. A menina come as páginas o mais rápido possível só para não perder nenhum detalhe. Também é daquelas que estão lendo uma obra, e quando recebem outro livro, pausam na hora a leitura para poder embarcar na leitura desse novo livro. Eu também faço muito isso, mas quem é que não faz?

A LEITORA INDECISA

Essa com certeza é a minha cara e me define muito bem. A leitora indecisa é aquela que tem uma wishlist do tamanho do mundo, todo dia adiciona algo novo ao carrinho de leituras mas quando vai a livraria escolher um exemplar para comprar, não sabe qual escolher. Quantas e quantas vezes fui na Saraiva ou na Fnac e não sabia qual livro levar? GENTE, É HORRÍVEL SER INDECISA!

A LEITORA NAMORADEIRA

E por último temos a leitora namoradeira. Essa é aquela que não pode ler uma obra e já vai colecionando crushes por onde passa. Se fosse por ela, ela teria 15 maridos e 300 namorados, todos com personalidades e aparências totalmente diferentes. Imagina só se nossos crushes literários fossem reais, seria a maior loucura! (Não que eu não fosse amar rsrs)
E vocês se identificam com alguma dessas leitoras? Conte-nos para nós e quem sabe eu não traga mais cinco personalidades diferentes para vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 thoughts on “Os 5 tipos de leitora

  1. Oie!
    "Omg" eu sou os 5 tipos reunidos hahahahha, mas o que mais me resume é a ciumenta, porque não gosto de emprestar meu livros pra ninguém… não saem da minha estante por nada e não que eu seja egoísta e chata, sei lá tenho medo de estragar, livros são praticamente meus filhos e nem sempre as pessoas que empresto cuidam tão bem, como eu hahaha entende?!
    Tem post novo lá no meu blog.
    Beijos
    Palavras ao vento

  2. Eu juro que sou um pouco de cada hahaha alguns mais e outros menos mas ainda os 5 juntos!
    Teve uma época que eu era muito mais ciumenta do que hoje em dia, e meu maior ciúme era Jogos Vorazes hahhahha

    Beijão,
    ahamare.blogspot.com

  3. Oi Mi, tudo bem??
    Menina com toda certeza me encaixo na leitora compulsiva haha… porque meu Deus quanto mais eu leio, mais eu compro e isso é todo mês… eu já não mais espaço e vou escavando na casa lugar para colocar os meus bbs… vou até mandar fazer umas bancadas na minha parede haha. Eu também me encaixo na Leitora indecisa. Quando chego na livraria fico que nem formiga num monte de açúcar haha, pego um monte de livro, depois fico com o coração na mão para decidir quais que eu quero, pior que é uma tortura, porque escolho um depois mudo de ideia, ai fico criando critérios de escolha, minha amiga Verônica até senta haha. Eu sou ciumenta… e quando empresto um livro já dou um ultimato. Adorei a postagem. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

  4. Oi Miriã, sua linda, tudo bem?
    Amei seu post!!!! Olha, eu sou um pouquinho de cada, pode??? Risos… namoradeira, com certeza, como sou muito romãntica, tenho milhares de maridos literários, risos..Sou leitora ansiosa, mas só para devorar o livro, geralmente pego para ler em um horário que eu posso ler sem parar até chegar ao final e não precisar interromper. Já virei muita madrugada, risos… Mas nunca abandono um livro sem chegar ao final e inicio outro. Indecisa??? Não é que eu tenha dúvida, é falta de dinheiro mesmo, minha lista não tem fim, é um loucura, toda semana ela só cresce, risos.. Ciumenta sou sim, emprestar livro é um problema muitoooooo grande, risos…
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  5. Oi Mi ^^
    Olha, com certeza eu sou a ciumenta e a indecisa, mas sou mais a ciumenta mesmo, hehe. Não gosto de emprestar os meus livros, não importa pra quem seja. A pessoa pode estar lendo ele na minha frente, mas, enquanto o livro estiver nas mãos dela, eu vou ficar inquieta e em cima toda hora, rsrs. Também tenho ciúmes dos personagens. Não gosto quando alguma amiga minha crusha algum personagem que é meu crush, ou quando um personagem é meu crush e outro que eu não gosto se envolve com ele, isso me dá raiva kkkk
    Beijos :*

    Me Cativastes

  6. Oi, Andressa. Eu sou bem esses todos mas não sou nada ciumenta. Eu sou dessas que acredita que emprestar livros é livrar um ser humano da ignorância de não ler, por isso sempre que posso estou a emprestar meus exemplares, contanto que me devolvam.

  7. Oi, Roberta. Você é que nem eu então. Se um livro está meio chatinho, eu já vou lendo outro junto pra não morrer de tédio kkk no fim, sempre acabo terminando um e deixando o outro de lado af

  8. Oi Miriã

    Eu adorei o seu post, super divertido kkk. Acho que dentro esses tipos de leitoras eu seria a Leitora Ciumenta. Não é que eu não empreste os meus livros para os meus amigos, a questão é que alguns deles eu tenho um ciumes insano e se alguém danificá-los, acho que eu surtaria e mataria a pessoa kkkk.

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

  9. HAHAHA. Que máximo esse post!
    Sou todas e mais um pouco!
    Só não sou tão namoradeira, pois tenho um crush literário perfeito em minha vida e ele não saiu de livro nenhum! Hahaha.
    Mas sempre dou aquela paquerada nos crush dos livros também. Quase impossível. Hahaha.
    Enfim, adorei o post e me identifiquei com todas as categorias. Pode isso?! U.U
    Adorei seu cantinho! <3
    Super beijo,
    Sâm.
    Blog Escrituras da alma

@blogcapitulotreze

Por quê você precisa assinar o Amazon Prime? 8 motivos para assinar o Kindle Unlimited Todas as edições de Harry Potter publicadas no Brasil Como economizar na hora de comprar livros? Presentes para dar no Dia dos Namorados