Indicação de livros safados, românticos e divertidos

Isla e o final feliz (Anna, Lola e Isla #3) – Stephanie Perkins

Sinopse: Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito.
Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes.
Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens mais do que queridos pelo público apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o final feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais.

Romance | 304 páginas | Editora Intrínseca 

Isla sempre teve uma quedinha por Josh, um de seus colegas na SOAP, a escola americana situada em Paris. Mas por ser muito tímida e somando o fato dele ter uma namorada, Isla nunca conseguiu se aproximar ou ser notada. Agora no último ano do ensino médio, onde todos seus esforços deverão estar focados nas admissões da faculdade, em um encontro repentino dos dois em Nova York, cidade onde ambos moram, Josh começa a perceber pela primeira vez Isla e daí uma forte atração nasce entre os dois.
Não demora muito e ambos começam a namorar, para total contentamento de Isla que sempre desejou isso. Mas com o ano escolar acabando e o comportamento de Josh indiferente as suas notas escolares, Isla se pergunta se fez ou não a decisão certa ao decidir namorar o tão sonhado amor da sua vida.
Foto por Leitora Encantada

MINHA OPINIÃO

Isla e o final feliz foi uma obra que me levou sentir muitos sentimentos controversos durante sua leitura. Talvez seja por isso que eu tenha sentido vontade de abandoná-lo diversas vezes. Antes de mais nada, quero confessar que faz tempos já (desde De repente acontece mais precisamente) que as obras da Perkins não tem me enchido mais de água nos olhos, sua narrativa que antes para mim era leve e descontraída se tornou chata e enfadonha. Mas vou abordar essas coisas melhor ao longo dessa resenha e escrever os pontos que não gostei em tópicos, pra ficar tudo mais organizadinho.
Foto por Leitora Encantada
Em 1º lugar, o que eu não gostei foi do casal. Isso mesmo, pra mim Isla e o Josh não tinham a menor química. Eles eram totalmente blasé, sem graça, muito Bella e Edward do Crepúsculo. Ela é muito tímida, ele introspectivo demais e isso não resultou em nada de bom. Na minha opinião a Isla acabou idealizando um Josh maravilhoso – típico daquelas garotas que observam um cara há muito tempo e acham que sabem tudo sobre ele, mas quando vão conhecê-lo, percebem que nem do sabor do sorvete favorito elas sabem -. Essa idealização dele fez com que ela acabasse colocando o namoro deles em um pedestal, o que foi extremamente forçado já que não achei química no casal. Sem contar que Josh tem umas atitudes muito rebeldes e sua influência sobre a Isla na verdade foi tanto positiva quanto negativa, tendendo mais para o negativo, o que me leva ao segundo motivo de não ter gostado tanto assim da história.
Em 2º lugar, a Isla tem um melhor amigo, o Kurt. No começo da narrativa é difícil gostar dele e entendê-lo, mas quando o leitor percebe que Kurt tem uma condição – autismo -, ele fica super mais agradável aos olhos do leitor. O chato é que por ter essa condição, Kurt não consegue mentir ou entender sarcasmo, e o namoro da Isla com Josh fez com que ela acabasse criando uma ruptura desnecessária com seu melhor amigo. O pior foi todas ás vezes que Isla tentou colocar a culpa em Kurt por situações que ela mesmo criou – como se você fizesse merda mas ficasse com raiva do seu amigo por ele não ter te acobertado -. Isso me tirou do sério completamente. Achei as ações dela super egoístas nestas horas.
Foto por Leitora Encantada
E por último lugar, quando eu resolvi começar a dar uma outra chance ao livro e tentar gostar dos personagens, eu realmente comecei a me interessar por Josh. A autora começa a abordá-lo de uma forma mais explanada, então dá pra entender suas motivações e sua personalidade, que é realmente chata (por ele ser todo introspectivo e tals). Bem quando começo a gostar dele, a Isla começou a fazer uma monte de merda, estragando algumas cenas da história com sua insegurança. Ou seja, a balança em relação a gostar ou não da obra sempre pendia pro lado ruim. 
Foto por Leitora Encantada
Enfim com muita persistência consegui terminar a leitura e até que o final não foi decepcionante. Só comecei a torcer pelo casal já no final da história, mas antes tarde do que nunca né? Mesmo assim, foi árduo ver personagens tão irritantes/sem graça/idiotas/sem química como esses dois. Talvez eu não esteja realmente mais gostando das obras da autora, o que é uma pena porque adorei muito os outros dois livros da trilogia. 
E se você já leu as outras obras e realmente gosta da autora, não se acanhe por essa resenha e leia sim o livro. Talvez você tenha uma experiência melhor que a minha e compartilhe de uma opinião oposta.

Compartilhe o post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 comments on “Isla e o final feliz (Anna, Lola e Isla #3) – Stephanie Perkins

  1. Oi, Mi. Eu amei os dois primeiros também, mas acho que perdi o gosto pela coisa e minha opinião negativa sobre outra obra da autora influenciou muito na leitura dessa. Mas eu falei sério, talvez você ache o casal fofo, mas eu não senti nada um com o outro.

  2. É ruim quando lemos um livro e sentimos vontade de abandona-lo… Um leitura chata é horrível… Ainda mais quando tem um casal tipo o do crepúsculo… já li livro assim com o enredo ruim. Sobre esse livro, eu não conhecia, mas já percebi que não vale a pena a leitura, e você detalhou bem sobre a história.

    Daniele

    Dezesseis

  3. Oi Miriã, tudo bom?
    Ahhh que pena que Isla não deu certo pra ti :/
    Apesar de meu favorito ser Lola e de Anna ocupar o segundo lugar, eu gostei bastante do desenvolvimento desse terceiro volume. Gosto de como a Stephanie trabalha as nuances dos personagens, de como ela foge dessa coisa de 'mocinhos perfeitos', mesmo com os sonhos e as expectativas que eles constroem. Cricket Bell sempre será meu amorzão, mas eu adoro o Josh. E o crescimento da relação entre ele e a Isla foi o que mais me agradou na obra.
    Uma pena não ter dado certo pra ti ç_ç mas faz parte.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

  4. Oi, Denise. Acho que dessa vez não funcionou comigo, mas eu sempre tento ler os livros da Stephanie, mesmo que não me agradem mais. Eu adorei a Lola e o Cricket, mas com certeza Anna e o beijo francês foi meu favorito, adorei o livro deles.

  5. Oi, Mi

    Eu fui lendo sua resenha e pensei que você ia dar uma nota 1, mas aí você me vem com 3… você foi até boazinha! Hahahaha
    Eu nunca li nada da autora e confesso que não sinto vontade… acho que se eu tivesse 15/16 anos até poderia gostar, mas hoje em dia duvido muito! Hahahahah

    Beijos
    – Tami
    http://www.meuepilogo.com

  6. Li esse livro há alguns anos antes de lançar por aqui, em inglês mesmo porque peguei trauma das edições mal traduzidas dos outros dois livros da série. Fui com altas expectativas, cheguei até a comprar a edição hardcover pra colecionar, mas me decepcionei tanto, mais TANTO, que troquei toda a série no Skoob xD Achei o romance tão sem graça, os personagens tão sem objetivos na vida, que a única coisa que salvou o livro para mim foi o final mostrando os casais dos outros livros. Não sei o que aconteceu com a autora pra se perder tanto nesse volume, porque amei a Anna e gostei muito de Lola :/

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
Rainha das Lágrimas, o novo drama coreano da Netflix Livros, aparelhos e kindle unlimited, confira algumas ofertas da Black Friday Vermelho, branco e sangue azul, o novo filme queridinho dos leitores Um livro para cada era da Taylor Swift Livros para quem amou a série Rainha Charlotte