Livros são maravilhosos, e eu nunca me canso de dizer isso, mas nem sempre a obra agrada o leitor, e por vários motivos, acabamos nos sentindo frustrados ao ler uma determinada obra. Ultimamente isso tem acontecido muito comigo devido ao número de livros que tenho abandonado a leitura, por isso vim desabafar com vocês sobre alguns problemas que vejo nas obras e que me impelem a não gostar tanto delas assim. (Eu posso parecer um pouco mimada, mas juro, não sou nada disso kk)


1. CASAIS MAL DESENVOLVIDOS

Estou citando esse tópico justamente depois de ter terminado Segredos de uma noite de verão, que acabou por decepcionar por eu não ter gostado tanto do casal. Tipo, os personagens não são o problema, eles até são bem desenvolvidos e etc, o problema é os dois juntos. Sinto que alguns autores forçam a gente a gostar rapidamente do casal, mas para isso é preciso que a gente sinta empatia por eles e até mesmo torcer para que ambos fiquem juntos, se isso não acontece de cara, é muito difícil o leitor gostar deles no final. Ou seja, é preciso colocar mais um pouco de vontade na criação do casal, para que eles consigam captar a atenção do leitor como um todo, senão a leitura não rola.

2. SINOPSES QUE VENDEM UMA OBRA MARAVILHOSA, MAS O AUTOR PECA EM SEU DESENVOLVIMENTO

Outra coisa que acontece muito comigo é quando a gente lê a sinopse perfeita, aquela que tira a gente do chão e mostra que o livro será fantástico, até você perceber que o autor não conseguiu dar forma a história que ele queria vender. Ás vezes isso acontece porque o autor é de primeira viagem, outras porque ele coloca tantos elementos no enredo que fica difícil dar ênfase em cada um, mas isso me decepciona de uma forma espetacular, porque eu sempre estou esperando uma obra esplêndida e de repente, não é bem isso que acontece. O autor acaba perdendo um ótimo enredo por falta de desenvolvimento, o que é frustrante. 

3. TRIÂNGULOS AMOROSOS

Eu sou do grupo que simplesmente detesta triângulos amorosos, raramente consigo gostar de um quando acontece, tanto que quando descubro que vai ter em algum livro que estou lendo, chego desanimo na leitura. O problema é o mimimi da garota, que geralmente enrola os livros todos para escolher o cara que ela quer ficar. Gente, que chatisse! Simplesmente sem paciência. Não consigo perder tempo nem com os problemas dos meus amigos, vou perder com indecisão de protagonista, aff.


4. LIVROS SEM MUITAS DESCRIÇÕES

Não é como se eu não curtisse livros menos elaborados, mas eu gosto de quando o autor se preocupa em nos deixar mais aprofundados na história. E ás vezes eles simplesmente não querem descrever boa parte das cenas, isso deixa o enredo muito fraco, raso e não consegue despertar em mim uma vontade maior em ler. Parece que o autor não está preocupado em adaptar o leitor ao ambiente da história, o que decepciona bastante durante a leitura. 

5. ENREDOS MUITO FOCADOS NA TRAMA PRINCIPAL

Acontece da gente conseguir encontrar uma obra que tenha geralmente um enredo principal e um palco de fundo, onde outra trama é desenvolvida, mas nem sempre isso acontece, deixando um foco muito maior na trama principal, que acaba cansando o leitor (ao menos a mim). Fico com a impressão que o autor não consegue desenvolver outra coisa além daquela história que ele quer contar e isso sempre conta como um ponto negativo para a trama.
E aí, o que acabam frustrando vocês nos enredos dos livros?
Posts criados 1379

14 comentários em “Coisas que me frustram na leitura de um livro

  1. Olá, Miriã!

    Acredita que eu também estou tendo dificuldade em terminar alguns livros? Esse mês já abandonei um, li até a página 100, mas simplesmente desisti. Concordo com vários tópicos que você ressaltou aí, principalmente a do casal mal desenvolvido. Há um tempo, li um livro que o casal já se apaixonava logo de cara, o livro era bom, mas acho que a autora pecou um pouco nisso, afinal, ninguém ama outra pessoa logo no início. E sobre as descrições, acho esse ponto um dos mais complicados, pois um livro com descrições demais também não é bom, acaba tornando a leitura um pouco cansativa.

    Enfim, gostei demaais do post e do blog, também <3

    Beijão
    Cantinho da Escrita

  2. Oi Mi, tudo bem?
    Adoro um drama mexicano, então adoro um triângulo amoroso, são raros os livros que tem que eu não curta. Sobre desenvolvimento do enredo isto é essencial e eu gosto de detalhes, sem exageros claro. As vezes fica aquelas perguntas não respondidas no ar, simplesmente porque o autor não desenvolve certas coisas, para o nosso entendimento. Ultimamente o que me tem feito desistir dos livros é quando não consigo me conectar pelo menos com a história, isso é essencial, se não vou perdendo o interesse e me dá sono. Quando o autor corre na história, quer colocar vários elementos e se perde, isso é tão frustrante… bom acho que é isso rs. Xero!!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

  3. Oi, Lídia. Muito obrigada! <3
    Eu não curto muito instalove, mas ás vezes até engulo uma história assim, outras nem tanto. Acho que o autor precisa realmente criar uma boa interação com o casal senão não acredito nesse amor.
    Eu também não curto livros muito descritivos, mas ás vezes faz bem em uma leitura.

  4. Oi, Mi. Também não curto descrições a lá Game of Thrones, mas ás vezes aprofundar um pouco narrativa fica legal. Argh, evito a todo custo triângulos amorosos, mas ás vezes até dá certo deu gostar de um.

  5. Oi, Dih. Queria ser que nem você quanto aos triângulos amorosos, mas é muito difícil viu? Eu não tenho paciência nenhuma aff, mas também fico frustrada quando um autor deixa uma resposta mal desenvolvida, o leitor fica querendo entender alguma coisa mas ele não consegue desenvolver bem a tal teoria, é um saco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Procura algo? Digite aqui e clicle em enter para pesquisar. e ESC para sair

5 livros para ler ainda em 2021 8 livros para ler no Halloween 6 livros para ler durante a infância Conhecendo termos literários Como limpar seus livros e a sua estante?