Não é muito costume eu falar sobre o canal do Youtube por aqui, mas eu achei legal trazer esse post listando todos os equipamentos que eu uso para gravar vídeos para ajudar quem tiver querendo gravar para o youtube, mas não sabe o que comprar ou por onde começar.

Eu tive muita dificuldade porque não conhecia nenhum booktuber que falava abertamente sobre isso, então tive que quebrar muito a cabeça em pesquisa para conseguir um setup legal para gravar. Ainda não é 100% perfeito, mas neste momento, ele está do jeito que eu quero e com certeza isso faz bastante diferença para os inscritos, já que muitos prezam boa qualidade de imagem e som.

  • Eu comecei gravando com meu celular mesmo já que não tinha dinheiro para comprar os equipamentos certos para filmagem. Inclusive, já deixo claro que se você for levar o booktube a sério, equipamento é investimento, então você vai ter que abrir o bolso se quiser melhorar a qualidade de seus vídeos.

CÂMERA:

Inicialmente eu comprei uma Canon Rebel T7 para começar a gravar. Quem pensa que só comprar uma câmera é melhorar a qualidade está bem enganado. Você precisa saber casar as configurações da sua câmera com a iluminação que você tem disponível no momento, e claramente eu não sabia fazer isso, então não consegui usar nem 70% de todo o desempenho que eu poderia com essa câmera. Mas se você está começando e quer investir em uma câmera, eu não sugiro essa porque ela não tem entrada para microfone, então não há como captar áudio a não ser um gravador externo ou usando o próprio microfone da câmera, que é bem ruim.

A câmera que eu estou usando agora é uma Canon EOS SL3. Ela já é bem mais preparada pois tem entrada de áudio e um flip, que faz a tela se mover, então você consegue se ver enquanto está gravando. Isso ajuda no enquadramento, questão de foco e outras ferramentas. Em relação a custo benefício, ela é a mais “barata”. Então se você não tem dinheiro por agora, espera um pouco mais e compra essa.

LENTE:

A lente que eu uso atualmente é a que vem com o kit da câmera, a 18-55mm. Infelizmente essas lentes são básicas e muito ruins porque a abertura do diafragma (o que controla o quanto de luz vai entrar na sua lente) é muito fechado, ou seja, ela é uma lente escura, e quanto mais você usa o zoom, menos luz entra na lente e mais escuro fica seu vídeo. No caso, eu tento compensar isso usando uma iluminação mais forte, que eu vou falar após.

Outra lente que eu uso é a 50mm. Ela é muito conhecida por fazer retratos e por desfocar o fundo da imagem. Ela tem uma abertura muito maior de diafragma e por isso entra bem mais luz, então eu não preciso abusar tanto do ISO (sensibilidade da lente à exposição da luz) quando vou gravar com ela.

A única coisa ruim é que ela tem um crop, ou seja, ela dá um zoom na sua cara e por isso você tem que ficar beeeeem longe da câmera para conseguir enquadrar bem seu corpo. Devido a isso, eu acabei optando por usar a lente do kit porque o lugar em que eu gravo não tem muito espaço e eu não consigo um bom ângulo para usar a 50mm, mas quando vou fazer fotos externas para o instagram, eu geralmente uso ela.

ILUMINAÇÃO:

Para iluminar bem o cenário que eu uso, eu uso dois equipamentos. O primeiro é um ring light de 30 cm, que me ajuda também quando preciso gravar reels ou IGTV. E o que dá suporte a essa iluminação básica, é uma soft box que eu comprei recentemente. O meu veio com tripé e um soquete com quatro bocas, mas eu uso apenas 2 lâmpadas de led de 30 watts, e já acho suficiente para iluminar bem o ambiente.

MICROFONE:

No início do ano eu tinha comprado um microfone de lapela da Boya, que é um dos mais baratos do mercado. Ele tem uma captação de áudio boa mas tem duas grandes desvantagens: funciona a bateria e o cabo do fio é muito fino, o que faz com que ele possa estragar rápido (e foi exatamente o que aconteceu com o meu). Por causa disso, eu tive que comprar outro microfone, e resolvi investir no de lapela da Sony, que é bem melhor em relação a qualidade, mas mais caro, porém, o mais barato comparado com os melhores.

O cabo do fio desse microfone é de apenas 1 metro, então precisei comprar um extensor de cabo com entrada P2 para conseguir usá-lo, senão ele não chegaria até a câmera.

TRIPÉ:

Eu uso três tripés ao todo: dois para iluminação e outro para a câmera. Eu relutei muito em comprar um, mas foi a melhor coisa que eu fiz porque ele é bem mais resistente para segurar a câmera, que é bem pesada, e chega até 1.80m, então eu consigo fazer fotos com ângulos mais altos e enquadrar melhor meu rosto quando vou gravar. De tudo o que citei acima, ele foi o mais barato até então porque comprei na feira, mas você pode encontrar algum parecido em sites, porém, um pouco mais caro.

É isso! Espero que tenha sido informativo e que possa te ajudar de alguma forma. Com o tempo, eu vou mudando algumas coisas no canal e se caso comprar outra coisa para usar nos vídeos, vou atualizando esse post para vocês!

24 anos. Ama escrever e falar pelos cotovelos.
Posts criados 98

4 comentários em “Guia do criador de conteúdo: Equipamentos que eu uso no Youtube

  1. Oi, Miriã!

    Que bacana esse post e você dividir um pouco do seu conhecimento e equipamentos com outras pessoas. Eu não tenho um canal ainda, mas tenho pensado seriamente em criar um.

    Muito sucesso para ti!
    Beijos,
    Andy – StarBooks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Procura algo? Digite aqui e clicle em enter para pesquisar. e ESC para sair

A moda presente nos romances de época Autores nacionais para conhecer Um clichê, um livro Conheça os contos de Blackout Review: Um amor desastroso