Quem me acompanha lá no instagram sabe que eu comecei a fazer academia tem alguns meses. Eu sempre gostei de malhar, ainda mais porque sou muito magra e os exercícios me ajudam a definir um pouco mais do corpo, que é algo que sempre me incomodou.

Além da musculação, eu também faço jump, fit dance e yoga. E hoje vim comentar um pouco sobre a minha experiência com essa prática, mais especificamente com o método DeRose.

O que é yoga e o método DeRose?

Yoga é uma arte milenar que tem o objetivo de unir corpo e mente através de exercícios corporais. Existem vários métodos e práticas diferentes, entre eles o DeRose.

Na verdade, quando você pesquisa esse método no google, o próprio criador diz que não se trata de yoga, e sim de uma cultura, um estilo de vida com ênfase em boa qualidade de vida, boas maneiras, boas relações humanas, boa cultura, boa alimentação e boa forma.

As ferramentas mais usadas nessa cultura é a reeducação respiratória, a administração do stress, técnicas corporais que melhoram o tônus muscular, flexibilidade, entre outros.

Minha experiência

Eu pratico a yoga nas terças e quintas-feiras, às 07 da manhã. São 45min de aula, sendo a minha primeira atividade do dia. O legal de fazer essa aula nesse horário é que ela te deixa mais disposta ao longo do dia. Mas um ponto negativo é que o corpo passou horas adormecido e ainda está muito enrijecido para a prática, o que culmina na falta de destreza para fazer alguns exercícios.

Geralmente o professor faz aulas específicas, às vezes com exercícios para a melhora da respiração, outras, flexibilidade, equilíbrio ou concentração. Nas primeiras vezes que fui, eu não conseguia fazer quase nada bem. Meu equilíbrio é uma merda, tenho a concentração de uma mosca e meu corpo é rígido que nem uma tábua. Mas é claro que os benefícios da yoga serão vistos com o tempo, e após três meses, eu acho que já consigo perceber algumas coisas.

  • A minha mente fica mais relaxada após a prática. E acho que é isso que eu tenho mais gostado porque através das técnicas de descontração, a mente fica mais limpa e o corpo menos tenso, e isso tem me ajudado bastante com o assunto da ansiedade.

Obs: Se você quiser fazer o exercício de descontração, é só deitar de barriga pra cima em alguma posição confortável durante uns 10 min. Com os braços e pernas um pouco afastados, mãos viradas pra cima e os olhos fechados, é só relaxar todo o corpo. A ideia é literalmente descontrair dos pés a cabeça, por isso colocar uma música tranquila ao fundo pode te ajudar. Mas não durma! Você precisa estar com a mente ligada para perceber os benefícios do exercício.

  • Meu corpo se sente menos cansado e mesmo que eu esteja morrendo de sono enquanto pratico, assim que termino os exercícios, é como se liberasse algum hormônio no meu corpo e eu fico mais disposta e relaxada para enfrentar o dia.
  • Quanto mais vou praticando, mais me sinto flexível e tendo menos dores musculares. É claro que se você fica muito tempo na mesma posição, o negócio começa a doer, mas a ideia é justamente melhorar a resistência e o condicionamento físico.

De modo geral, eu tenho gostado muito das aulas. Eu sempre me sinto muito bem quando pratico a yoga e acho que vai ser uma atividade que vou levar pra vida. Para vocês terem ideia, se eu falto algum dia, no outro eu sinto que meu corpo já fica todo rígido de novo e parece que eu voltei lá pro início.

Um fato aleatório e interessante é que eu consegui fazer a invertida! É difícil no começo e eu ainda preciso melhorar a postura, mas fiquei muito feliz por ter conseguido.

Dica pra quem quer praticar yoga também: se você não tiver recursos pra pagar as aulas, procure vídeos no YouTube. Tem diversos métodos diferentes com focos específicos e pode ser uma boa opção!

24 anos. Ama escrever e falar pelos cotovelos.
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2 comentários em “Como a yoga tem mudado a minha vida? Experiência com o método DeRose

  1. Olá, Miriã.
    Eu confesso que sou a preguiça em pessoa e só de pensar em fazer qualquer tipo de exercício já canso hehe. Mas que bom que esta gostando tanto. Minha ex cunhada faz também e gosta muito.

    Prefácio

  2. Olá Miriã!

    Eu fiz poucas aulas de yoga, poucas mesmo (pelo youtube). Eu até gostei um pouco da prática, mas para mim tem funcionado bastante fazer musculação e meditação.
    A meditação tem me deixado mais concentrada e menos estressada diariamente, e a atividade física (musculação) deixa meu corpo mais relaxado e me faz adquirir uma massa muscular, já que sou um pouco magra demais! huahuahuahuahuahua

    Karolini Barbara
    @karolinibarbara_

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