Indicação de livros safados, românticos e divertidos

[Resenha] A caminho do verão, de Sarah Dessen @iD

Título: A caminho do verão
Autor: Sarah Dessen
Lançamento: 2011
Páginas: 416
Gênero: Jovem Adulto
Editora: iD
Classificação: 

Sinopse: Auden resolve passar as férias de verão em Colby, uma minúscula cidade do litoral, com o pai, sua nova esposa e Thisbe, a filha do casal e sua mais nova irmãzinha. Lá, ela revê seus conceitos em relação à madrasta, encara um emprego de férias em uma boutique totalmente demais e conhece Eli, um garoto misterioso com o qual embarca em uma busca: experimentar uma adolescência sem preocupações que lhe foi negada enquanto ele procura se recuperar de um acontecimento trágico. Junte dois solitários, uma bicicleta, um estoque infindável de madrugadas com insônia, tortas e café e… tudo pode acontecer.

Sarah Dessen virou uma autora queridinha depois do lançamento de seu livro Os Bons Segredos. Eu já estava de olho nesta obra, mas como tinha esse livro dela, resolvi fazer um breve desvio e ler esse antes. Talvez por eu não ter conseguido gostar muito da personagem principal, não embarquei muito bem na leitura e a obra deixou a desejar. Não que o livro tenha sido ruim, longe disso, mas por não ter gostado da personalidade da protagonista, fiquei com um pé atrás com ela mesmo vendo seus amadurecimento e suas mudanças ao longo da narrativa.

Auden é uma jovem cética. Digo cética porque ela faz parte do grupo de adolescentes que só estuda e se preocupa com o futuro, não sai, tem poucos amigos e tem experiência zero com namorados. Devido ao fato de que seus pais se separaram muito cedo, ela deixou de receber atenção quando mais nova e por isso teve que amadurecer rápido demais, aprendendo a cuidar de si sozinha. Os pais dela também são acadêmicos – a mãe é uma renomada professora e palestrante e seu pai um escritor -, e isso dificulta cada vez mais a convivência com ambos já que eles são extremamente críticos em relação as outras pessoas que não fazem parte do “mundinho” deles e são egoístas, fazendo suas vontades sempre prevaler sobre a vida dos outros.
Anúncios

Falta um verão para que Auden consiga ir para a faculdade, mas uma ligação de seu irmão mostra a ela que sua vida não é tão perfeita como imagina e que ela precisa se divertir mais antes que a vida acadêmica a consuma. Por isso, ela aceita ficar na casa de seu pai que acabou de ter uma filha com Heidi, sua madrasta. Assim como os pais, Auden é muito crítica e esse pensamento em relação as outras pessoas me incomodou bastante já que ela falava mal de cada atitude tomada por outro personagem. Auden acabou se mostrando uma menina frívola e sem graça em boa parte da leitura e isso não ajudou em nada a gostar dela. Não conseguia entender como ela conseguia criticar até as coisas mais básicas como comprar roupas, mas enfim…
Nesse tempo que ela passa lá, Auden vai amadurecendo e vai perceber que cada pessoa tem sua própria personalidade e que as aparências enganam. O pai dela se mostra mais inútil do que era e Heidi se mostra mais forte e menos superficial do que parecia. Sua irmãzinha Thisbe é uma fofa, e mesmo com as gritarias ela acaba cativando o coração de Auden assim como o do leitor. Ela também acaba fazendo amizades e vivendo situações que ela nunca poderia imaginar. A relação com sua mãe também passa por diversas mudanças e Auden começará a entender como é amar.
O livro todo é uma história louca de adolescentes. A narrativa é leve, flui facilmente e você consegue se inserir muito bem naquele mundo de Auden. Tem romance? Tem sim, mas a autora foca no auto descobrimento da Auden, na realização de experiências que ela deveria ter feito quando mais jovem mas que não fez como andar de bicicleta, e com a ajuda desses novos amigos, ela passa a realmente viver de verdade.
Acredito eu que após o lançamento desse livro, Sarah tenha melhorado sua narrativa e suas histórias, por isso vou dar chance as outras obras dela lançadas recentemente. Com certeza esse livro é para aqueles que gostam de um jovem adulto leve e cativante.
Fonte: Como devorar livros
Compartilhe o post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 comments on “[Resenha] A caminho do verão, de Sarah Dessen @iD

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
Rainha das Lágrimas, o novo drama coreano da Netflix Livros, aparelhos e kindle unlimited, confira algumas ofertas da Black Friday Vermelho, branco e sangue azul, o novo filme queridinho dos leitores Um livro para cada era da Taylor Swift Livros para quem amou a série Rainha Charlotte