Deu a louca na Mika: AGORA ELA SÓ LÊ ROMANCE DE ÉPOCA! Pois é gatinhos, esse mês de Setembro está se tornando um verdadeiro tour pelas ruas de Londres de tanto romance de época que eu tenho lido. Felizmente o gênero é uma zona de conforto tão grande que eu acabo um, e já vou ler outro sem problema algum. E nas resenhas que escrevo aqui, percebi que muitas pessoas dizem que não curtem o gênero ou que não são muito fãs. Super entendo até porque eu detesto distopia, mas OI?, romance de época é maravilhoso, como assim vocês não gostam? 
Por esses comentários, eu fiquei analisando e me perguntando o que nos chamam atenção nesse gênero, e assim separei cinco coisas que acredito que são vitais para fazer com que o leitor goste ou não de um romance de época. Isso também pode ajudar aquelas pessoas que não dão chance ao gênero, a olhá-lo com outros olhos. Só ressaltando que eu escolhi esses cinco motivos, mas que você que curte o gênero pode escolher outros mil, isso é uma opinião pessoal minha. 

1. Cenário-tempo diferente

O legal em um romance de época é justamente a época que ele acontece. Os mais famosos geralmente se passam no século 19, mas há alguns autores que gostam de passear por entre outras datas. Imaginar Londres, Paris e até mesmo a Escócia em uma época onde os ditames da sociedade eram tão sisudos é muito legal, até porque a nossa sociedade mudou tanto de lá pra cá, que imaginar os costumes já é uma verdadeira história. Sem contar que a própria ambientação do enredo faz com que o leitor se sinta inserido naquele cenário. 

2. Romance bem desenvolvido

É muito raro você ver um romance de época que acontece com apenas alguma troca de olhares, o que geralmente ocorre muito nos romances contemporâneos. Como geralmente o casamento nessa época era visto como um contrato de negócios, é normal imaginarmos que os personagens não esperam conhecer o amor. Mas é claro que há enredos e enredos e vez ou outra vemos isso acontecer, porém, quase sempre iremos encontrar um romance muito bem desenvolvido. Os autores conseguem fazer com que o casal tenha uma base sólida, não vemos um romance superficial, pelo contrário, os sentimentos dos personagens acontecem  de maneira singela e lenta. Isso é algo que encanta o leitor porque assim gostamos mais ainda dos personagens.

3. Riqueza da narrativa

Como estamos falando de um romance de época, é normal que o enredo e os personagens sejam mais contidos em suas ações, assim como a narrativa que tende a ser mais rebuscada. Quem já leu os livros da Loretta Chase que sabem bem o que é isso. A narrativa tem muitos floreios e há muito emprego de pronomes, além de quase nunca vermos xingamentos. Então pra quem gosta de uma riqueza de narrativa, os romances de época ganham em cheio disso.

4. Os canalhas e as mocinhas

E claro, não podemos esquecer daqueles que fazem os romances valerem a pena. Quase todo romance de época tem os famosos canalhas, e nada melhor do que vê-los se renderem a magia do amor. Assim como as mocinhas, que tendem a ser muito a frente do seu tempo. Ou seja, personagens que não se adequam aos ditames da alta roda e com suas peculiaridades encantam o leitor.

5. Os finais felizes

É um clichê, eu sei, mas o que nos faz querer começar um romance de época é por ter 99% de certeza que ele terá um final feliz. É maravilhoso saber que tudo aquilo que os personagens passaram não foi em vão, e que algo bom espera por eles no final do livro. Então para quem gosta de ler algo fofo e sem surpresas, o gênero é perfeito para isso.
Posts criados 1379

24 comentários em “Por quê amamos romance de época?

  1. Oi? Como assim você não curte distopias? hahaha brincadeirinha! Eu acho romance de época uma leitura muito interessante, apesar de ter lido poucos. Gostei muito do seu post, espero que você consiga inspirar os indecisos!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris – Plasticodelic

  2. Oiii Mika

    Confesso que não leio muito romances de época mas… entrei numa vibe total de ler suspenses de época que incluem romances com um toque de mistério, ah ai sim eu quero porque quero. Das autoras de romance de época mesmo minha devocão total vai pra Sarah MacLean, a única que consegue me divertir 100% dentro do gênero, mas ainda não tentei ler nenhum da Loretta Chase e dizem que ela é genial. Algo que não gosto em alguns romances e que me deixa com o pé atrás são as mocinhas do século XVIII com comportamento do século XXI, sinceramente pra mim se é de época tem que agir de acordo, senão vira fantasia ou sei lá o que. E percebi que muitos romances de época me decepcionaram por isso, achei o comportamento de alguns personagens bastante surreal pra época. Eu sou muito mulher de fases, já li muita distopia, hoje em dia leio ainda mas não com tanta frequência, o mesmo se pode dizer com fantasia e até mesmo chick lits. Enfim, vou voando de flor em flor e descobrindo assim uns autores bem legais dentro de vários gêneros.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

  3. Oi, Alice. Eu já penso diferente. Gosto de ver algumas mocinhas que pensam diferente, por exemplo, que as mulheres são muito mais do que apenas um adereço para que os lordes usem e abusem na sociedade. São pequenas coisas que me fazem querer mais romances de época. Agora a Sarah é maravilhosa, toda a trama dela é incrível. Eu já li vários livros da Loretta e acho a escrita dela muito mais rebuscada que a maioria das outras autoras, e muitos dizem que os romances dela são muito lentos, mas eu realmente não me incomodo com isso.

  4. Concordo totalmente. Também fiz um post falando sobre as coisas que não sabemos que tem nos livros e que era ruim naquela época, mas os romances são tão bons, as roupas são lindas e os cenários então….. mas viver naquela época era um saco em se falar de tecnologia. rsrsrsr
    Greice
    Blogando Livros.

  5. Oi Miriã!

    Olha eu não vou dizer que odeio ou que não gosto, vou dizer que estou enjoada e agora mais ainda com tanta gente falando sobre isso kkkk mas eu entendo, esta no ague e sim é uma leitura gostosa de qualquer forma, o problema total comigo e que quando eu era mais nova eu só lia romance de época mais nada! Então se tornou uma coisa saturada para mim, eu deveria ter misturado os gêneros e não lido apenas romance época, então hoje eu evito a qualquer custo, e muito difícil um chamar minha atenção, eu adorei Minha Lady Jane, mas por que eu sabia que tinha um realismo magico envolvido e comedia o que para mim é um diferencial, mas eu adoro as roupas, os modos, os cenários, e não me fala em canalha que eu quero correr, enfim no momento estou evitando mas sei que ainda vou voltar a ler. Amei o post.

    beijinhos

    Resenha Atual

  6. Oie Miriã, tudo bem?
    Aaaaah, eu li o seu texto todo pensando "Exatamente!", "Isso mesmo!", "Ela leu a minha mente!" hahahaha. Romance de Época é tudo de bom né? Os clichês fazem parte, e os enredos são sempre ricos e instigadores, não dá mesmo pra enjoar. Outro ponto que me cativa nos romances de época (pelo menos nos que eu li) é que sempre tem uma dose de humor bem bacana. Eu sempre rio horrores com os livros da Julia Quinn!
    Adorei e me identifiquei muito com o seu post! <3

    Com Carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas

    http://www.entrepaginas.com.br

  7. Oi, Ingrid. Imagino que você esteja realmente saturada, até porque muito livro de um mesmo tema cansa pra bicho. Eu tento dar uma diversificada, mas esse mês especificamente eu estou lendo o gênero como um trator.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Procura algo? Digite aqui e clicle em enter para pesquisar. e ESC para sair

5 livros para ler ainda em 2021 8 livros para ler no Halloween 6 livros para ler durante a infância Conhecendo termos literários Como limpar seus livros e a sua estante?