Se não for pra querer matar, eu nem leio. Há alguns livros que tentam trazer uma personagem detestável e fazê-la depois mudar para boazinha ou uma que toma decisões desnecessárias e vai aprendendo depois com seus erros. O problema disso é que se o autor não dosar bem na hora de criar a personagem, ele vai acabar criando um monstro literário, capaz de fazer qualquer leitor odiar. E eu vou falar justamente delas, as piores protagonistas que eu tive o desprazer de conhecer.

Emma – Serie Breathing

Eu não consigo deixar de comentar sobre essa protagonista com vocês. Emma começou bem no primeiro livro da trilogia, mas o segundo ela fez escolhas inadimissíveis e o terceiro tornou-se uma personagem tão obscura que desgostei completamente dela. Fiquei decepcionada com o rumo que a protagonista foi levando. Sabe quando você sabe que ela vai fazer merda mas espera que ela seja esperta o bastante pra não fazer, mas além dela ir lá e fazer ela continua fazendo? Minha nossa Senhora, eu passei tanta raiva com essa menina que não tá no papel.

Mel – O garoto do cachecol vermelho

Eu também coloquei na minha resenha o quanto detestei a protagonista desse livro. Primeiro porque ela é muito esnobe, preconceituosa, acha que o mundo gira em torno dela e mesmo com as “possíveis mudanças” que ela sofre ao longo do livro, eu não consegui acreditar em nenhum por cento daquilo. Pra mim ela ainda continuava chata e mesquinha de alguma forma. Apesar de muita gente ter adorado esse livro, achei que Mel estragou a obra pra mim.

Jeane – Os adoráveis

Já vi muita gente dizer que não leu esse livro porque não conseguiu gostar da personagem principal, e convenhamos, a Jeane é realmente muito chata. Arrogante, estranha demais, ela prega um papel muito agressivo pras outras pessoas, e sua prepotência em se achar melhor que elas por ser tão diferente beira ao delírio. Eu tive que ler o livro duas vezes pra conseguir gostar dela, e por isso que na minha segunda experiência consegui entender melhor a personagem. Indico isso pra quem tentou ler a primeira vez e não conseguiu.

Raven – Beijos de Vampiros

Raven é uma personagem sem sal mas que também se acha melhor que todo mundo onde vive por ser gótica e bem estranha. O fanatismo dela por vampiros também chega a ser chato, mas a falta de desenvolvimento com a personagem não favoreceu a história já que o enredo todo também é bem ruim.

Auden – A caminho do verão

Acho que pego no pé de personagens que se acham demais porque Auden também foi uma dessas. A garota por ser tão inteligente e ter uma família muito culta, se acha superior demais para fazer coisas normais como ir comprar roupas com as amigas. Além da arrogância, é uma personagem frígida, critica todo mundo sem conhecer, apenas observando alguma ação dessa pessoa e isso me irritou profundamente quando li o livro, por isso meu primeiro contato com a Sarah Dessen não foi tão legal assim.

Lydia – As épicas aventuras de Lydia Bennet

Lydia é a irmã de Lizzie Bennet e ganhou sua própria história depois do que aconteceu com ela no primeiro livro. Se Lydia era inconsequente e muito sem noção no primeiro livro, no livro dela ela é mais ainda. A personagem é insuportável, já não gostava dela antes e ainda assim não consegui entendê-la e ver um crescimento nela depois. É daquelas que te fazem passar raiva de tanta idiotice que faz, e confesso que ela mereceu tudo aquilo que aconteceu com ela porque ela foi muito escrota com a irmã (entendedores entenderão).

Acabando o ódio e o ranço, o que vocês acham das minhas escolhas? Comentem aí.
Posts criados 1379

22 comentários em “As piores protagonistas de livros

  1. Oi, Mika!
    Eu não li nenhum dos livros da sua lista e acho que fico um pouco feliz por isso hahaha
    Apesar de não ter lido, eu tenho O Garoto do Cachecol Vermelho na estante. Comprei na último Bienal de SP, ou seja, dois anos atrás haha e ainda não peguei para ler. Agora vou ler receosa com a personagem. Vamos ver o que acho dela!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

  2. Olá…
    Não conheço nenhuma das protagonistas mencionadas no post, mas, já encontrei protagonistas péssimas nessa minha jornada literária kkk… Não gosto de nenhuma protagonista que a autora Jennifer E. Smith cria, já tentei ler três livros da autora e em todos tinha vontade de matar as protagonistas! Também não gosto da Margo de Cidades de Papel.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

  3. Olá, Miriã.
    As vezes o tiro pode sair pela culatra e a coisa dar bem errado hehe. De todos só li Os Adoráveis e gostei da história, mas confesso que pouco lembro da personagem. Eu li o livro da Lizzie e gostei bastante, já esse outro eu nem sabia da existência mas acho que não vou querer ler.

    Prefácio

  4. Oi, Mika!
    Realmente tem algumas personagens só Jesus, viu? Fico me perguntando se o autor não percebeu o que fez com sua protagonista. Afinal, a empatia pelos personagens é extremamente importante para que se haja um bom aproveitamento da leitura, como um todo né? Dos que você citou, ainda não li nenhum. Mas tinham alguns na minha lista e agora me preocupei! rs. A Lidya é terrível em qualquer história mesmo,hein? Estava com esperanças de acabar gostando pelo menos um pouquinho dela nesse livro, mas já perdi as esperanças… rsrs.
    Beijos!

  5. Oiii Mika

    Jeane é a protagonista que mais detestei desde que comecei a ler. É sério, até consigo aguentar gente frágil, fresca, pentelha ou briguenta, mas gente arrogante com ataques de superioridade não é pra mim e a Jeane era exatamente isso, sempre se achando mais que qualquer outra pessoa, dei nota 2 pra esse livro justamente por causa dela.
    A Emma ainda não conheço…rsrs, mas já ouvi falar e por enquanto quero passar longe.

    Beijos

    http://www.derepentenoultimolivro.com

  6. Não li nenhum desses livros e provavelmente não lerei kkkk o pouco que falou dos livros já me fez ver que não vou gostar de ler! Também não suporto personagens que se acham mais que os outros, desnecessário.

    nayanemartins.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Procura algo? Digite aqui e clicle em enter para pesquisar. e ESC para sair

O que esperar da 3ª temporada de Sex Education 5 motivos para você ler O Inverno entre Nós A moda presente nos romances de época Autores nacionais para conhecer Um clichê, um livro