As irmãs Winter – Flávia Padula, Silvana Barbosa e Diane Bergher | Resenha

Hoje trouxe mais uma resenha conjunta para vocês. Dessa vez sobre a trilogia As irmãs Winter, um projeto idealizado por três autoras nacionais de romance que focarão em três personagens diferentes.  Todas elas tem o infortúnio de serem vendidas pelo próprio pai a potenciais maridos, e esse é o norte para iniciar as histórias.

O primeiro livro foi escrito pela Flávia Padula e conta a história de Sarah, a irmã mais velha. Sarah tem seu destino traçado ao se deparar com um fazendeiro americano, que veio a Londres para resolver questões diplomáticas. Mas o sonho da garota sempre foi se dedicar ao convento, onde ela pudesse realmente ajudar os desafortunados, coisa que faz desde que se tornou consciente da pobreza à sua volta. 
Ver essa mudança súbita em sua vida a desnorteia, principalmente porque precisará ir para a América com o atual marido e não poderá ver mais suas irmãs.
Aqui vemos uma narrativa bem parecida com os demais romances de época que tanto gosto. Eu me envolvi muito com a Sarah, mas a achei bastante exagerada para algumas coisas. Sua inocência e sua devoção a igreja era um pouco frustrante, mas aos poucos a personagem vai se desenvolvendo e aprendendo mais sobre a vida, e assim vemos seu amadurecimento.
O casal também é bem desenvolvido e eu gostei bastante. Aqui o pai de Sarah é pintado como um vilão, um homem mal e nem um pouco honrado, que vendeu as próprias filhas para conseguir pagar suas dívidas no carteado e mais meretrizes para satisfazê-lo. Confesso que gostei muito da forma como o destino da Sarah foi desenvolvido e os acasos que fizeram com que o tal americano acabasse a comprando.
Já o segundo livro eu não consegui ler. Eu senti que a narrativa não condizia com um romance de época e a visão da autora para o pai das três irmãs já era mais branda, e isso não me agradou. Ficou muito destoante da primeira impressão que tive e pouco consegui avançar na leitura, então acabei partindo para o terceiro livro.
O terceiro livro vai contar a história da Barbarah, a caçula da família e a mais inocente das irmãs, porém a mais curiosa. Barbarah foi vendida a um conde porque o mesmo desejava se casar para obter um herdeiro, e então a moça se viu viajando para a Cornualha onde iria conhecer o seu futuro marido. Chegando lá, Barbarah já percebe que lidar com o conde não será nada fácil. Ele é cheio de regras, e um mistério envolve a morte da falecida esposa. E para piorar, Barbarah tem um sério problema de visão, e como seu pai quebrou seus óculos antes de viajar (porque disse que ela ficava feia com os óculos), ela finge desde então que consegue enxergar perfeitamente bem. Só que óbvio que isso irá colocá-la em várias situações engraçadas e um tanto quanto constrangedoras. 
Eu já estava familiarizada com a escrita da Diane e pra mim, foi a melhor que desenvolveu a história e a que mais se assemelhou ao primeiro livro. Assim como a história da Flávia, Diane pintou o pai das irmãs como um homem realmente mal e intransigente. E se você está se perguntando porque nenhuma das irmãs fugiu de seu terrível destino, é porque o pai ameaçou levá-las para um bordel caso elas voltassem. Ou seja, o homem realmente é podre e bem filho da puta.
Neste livro há um mistério bem interessante a respeito do passado do conde e aos poucos Barbarah vai conseguindo moldá-lo e adentrar sua vida. Pra mim foi o melhor livro porque adoro esse tipo de enredo, mas o primeiro também teve seu potencial. 
Os livros são bem curtos, entre 150 a 180 páginas e você os lê em um dia, muito facilmente. Pelo que eu percebi as autoras também tem outro projeto de narrativa conjunta, mas é sobre uma trilogia de livros com escoceses. Eu ainda não li, mas se você conhece pode deixar sua opinião a respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 thoughts on “As irmãs Winter – Flávia Padula, Silvana Barbosa e Diane Bergher | Resenha

@blogcapitulotreze

Por quê você precisa assinar o Amazon Prime? 8 motivos para assinar o Kindle Unlimited Todas as edições de Harry Potter publicadas no Brasil Como economizar na hora de comprar livros? Presentes para dar no Dia dos Namorados