Como melhorar seu inglês em pouco tempo

Oi gente! Hoje a minha dica é para você, que assim como eu, quer aprender a falar inglês fluente de um jeito divertido e sem tanta neura.

Apesar dos seis anos de curso que eu fiz, eu tive bastante dificuldade em alguns níveis, some isso ao fato de não termos nenhum contato real com algum nativo da língua inglesa, então praticar também é bem fora de questão. E se formos comparar nossa formação básica com a vida real, a gente bem sabe que o verb to be não é nada lá fora.

Eu tenho alguns projetos pessoais de fim de ano, e um deles exige que falemos em inglês. E como vocês devem imaginar, meu inglês é bem do intermediário. Daí surgiu o pânico de tentar aprender a falar fluente em apenas um mês! Sim, isso mesmo. Talvez seja algo impossível para quem nunca falou ou teve contato com o idioma, mas se você já tem um pezinho nas aulinhas de inglês, acredito que essas dicas vão funcionar com vocês também.

Mas atenção: se você quer aprender a falar fluente em pouco tempo, você precisa levar as suas lições a sério. Você deve praticar todo dia, fazer exercícios e afins, e principalmente falar! Não adianta nada escrever muito bem, se você não sabe falar um A.

Ok, então vamos para as dicas:

Escute músicas e assista séries em inglês

Música é algo que faz parte da nossa vida, e muitas vezes nos ajuda a relaxar. Mas para aprender inglês, você precisa ficar bastante atento a elas. As músicas nos ajudam no vocabulário, obviamente, e também nas pronúncias. É bom você deixar o spotify tocando e de vez em quando dar uma olhadinha na letra para saber qual palavra está sendo dita e em qual momento da música. Assim você consegue entender mais do contexto e a história que o cantor quer contar.

As séries servem para o mesmo propósito. A diferença é que elas vão retratar algo real, algo do dia-a-dia. E os diálogos nos ajudam a entender melhor as expressões idiomáticas, e também a entender a pronúncia correta. Se você quer aprender algo mais informal como diálogos e piadas entre amigos, você pode assistir Friends ou How I meet your mother. Mas se você precisa de algo mais formal para manter diálogos mais sérios como entrevistas, indico que assista The Ellen DeGeneris Show.

Escute podcast

Outra forma muito boa de aprender a ouvir em inglês, é ouvir podcast. Eles trazem os mesmos benefícios que assistir séries e ouvir música. Mas para você não ficar muito confuso, eu indico ouvir podcast com aulas de inglês, principalmente com nativos. Tem um muito bom chamado Inglês Cru e Nu, em que temos uma brasileira e um americano que conversam sobre variados temas e dão dicas muito interessantes sobre idioma. É um bom podcast porque eles falam mais devagar e você consegue entender o contexto da história que estão contando.  Mas se você já tem um ouvido mais apurado, indico ouvir o American Life, que é bem mais rápido e tem várias vozes fazendo contraste.

Duolingo

Eu acho o Duolingo um app muito útil para quem precisa treinar o vocabulário. Com metas diárias, você consegue fazer exercícios simples e de variados níveis sobre diversos temas. O app é bem fácil de usar e da para você treinar o listening e o vocabulary tranquilamente. Ele faz uma nivelação do seu nível também para você não ficar perdido e começar de onde realmente sabe.

Hello Talks e Tandem

O melhor jeito de aprender a falar inglês é literalmente falando. E você só vai conseguir fazer isso através de conversas com nativos, porque assim você entende melhor o idioma, as expressões idiomáticas e a pronúncia correta. O Hello Talks e o Tandem são aplicativos onde você pode fazer essa mediação. Você coloca o idioma que fala nativamente, e o qual gostaria de aprender, e assim aparecem várias pessoas para conversar com você. Inicialmente as conversas são simples e focam mais nas apresentações, mas com o tempo e confiança você pode começar a mandar áudios e quem sabe fazer uma chamada de vídeo. Mas cuidado, apesar de ser um app sério e com pessoas realmente dispostas a aprender um idioma, sempre tem gente mal intencionada, então selecionem bem as suas conversas.

Leia livros em inglês

Esse pode parecer difícil, mas vai te ajudar muito no vocabulário. Quanto mais palavras você absorve, mais seu vocabulário fica rico e pronto para a conversação. Então é por isso que você precisa investir em livros em inglês. A minha dica é ler HQ’s ou livros infantis, porque mesmo que você não entenda o que está sendo dito, você poderá entender o contexto através das imagens. Se você quiser se arriscar mais, leia algum livro YA ou de romance no kindle, e para ajudar, use as ferramentas de dicionário e tradução para as palavras e expressões que não entender. Vai demorar mais do que uma leitura normal, mas vai te ajudar bastante futuramente.

Treine com amigos

É muito bom treinar inglês com pessoas que você já conhece. Apesar de não terem as mesmas propriedades que uma pessoa nativa, um amigo seu pode te ajudar a corrigir alguma frase e te ensinar de forma correta, e vice versa. Se você tiver alguém que fale o básico, vocês podem criar diálogos simples para desenvolverem juntamente. Mas se caso não tiver nenhum amigo que fale inglês, minha dica é procurar no instagram. Eu fiz isso e muitas pessoas começaram a treinar comigo em inglês, o que me deu mais confiança para errar e aprender do jeito certo.

Essas são pequenas dicas que se aplicadas todos os dias podem te ajudar bastante a falar o idioma. Não só o inglês claro, mas qualquer língua que você queira aprender. Eu tenho praticado conversar todos os dias, já fiz algumas chamadas de vídeo e tem dado certo, então acredito que até o final do mês eu já esteja falando bem melhor.

Eu espero que essas dicas tenham sido úteis! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 thoughts on “Como melhorar seu inglês em pouco tempo

  1. Nossa, sou péssima no inglês. Mas acho essas suas dicas muito válidas. Eu, por exemplo, amo assistir séries e filmes em inglês e esses dias acompanhei um livro de Harry Potter, no caso, ouvi em inglês e fui lendo em português, achei super legal!!

  2. Olá, Miriã.
    Infelizmente praticar é uma coisa bem dificil já que é um ou outro que sabe falar em inglês. Meu sobrinho fez por anos e esqueceu praticamente tudo. E é engraçado que tem inglês na escola praticamente desde sempre e a gente não aprende nada.

    Prefácio

  3. Oi, Mi! Tudo bom?
    Eu melhorei MUITO meu inglês assistindo séries e filmes – principalmente Friends. Nossa senhora, Friends ajudou DEMAIS a entender e desenvolver melhor, principalmente a parte de escutar e entender o que estão falando.
    Acho que encontrar métodos diferentes pra se ajustar na língua é um processo muito maravilhoso. Ano que vem eu quero me dedicar ao espanhol pra estudos no futuro, então vou tentar comprar uns livros na língua, assistir mais produções latinas, etc.

    Beijos, Nizz.
    http://www.queriaestarlendo.com.br

  4. Oi Mika,
    Sempre me impressiono com a quantidade de livros que você lê em inglês. Já participei de alguns desafios literários mas nada comparado ao seu nível.
    Algumas dessas coisas eu faço como ouvir música e série.
    Vou procurar esses apps, que parecem bem interessantes

@blogcapitulotreze