E vamos de opiniões polêmicas? Amo! Vocês já sabem que eu não sou a maior fã dos clássicos, e apesar de todo o apelo que eles têm, eu não sinto a menor vontade de lê-los. Mas alguns eu já pude conferir – outros me baseei na opinião de outros – e eu vim comentar o que eu acho dessas obras.

Começando com um dos maiores clássicos infantis, que eu já começo perguntando “porque porra isso é infantil?” porque tirando as ilustrações, o livro é tão filosófico que nenhuma criança é capaz de entender. Eu já tentei ler esse livro umas três vezes na adolescência e eu não entendi absolutamente nada dele. É um clássico mas sério… zero condições.

Outro livro que eu detesto com todas as minhas forças é Alice no país das maravilhas. Eu gosto muito do filme da Disney (a versão 2D), mas o livro é todo confuso, muito estranho e eu também não entendi nada. E eu já não entendo também como tem tanta releitura dessa história. Sério, parece que todo ano tem uma versão nova que não muda muita coisa da original. Na real eu acho que esse enredo não funciona comigo porque já tentei ler releituras também e odiei todas.

Próximo livro confuso para um caramba é Grande Sertão Veredas. Sério… eu sei que é um clássico brasileiro, mas tipo, a linguagem é muito difícil de entender. É aquele livro que você mais se cansa lendo do que qualquer coisa. Seu cérebro fica todo tenso trabalhando pra entender o que tá acontecendo, a leitura é arrastada e nossa, canso só de lembrar.

Mais um livro abandonado com fervor e clássico é O lobo do mar. Que livro ruim minha gente! Eu achei a narrativa do autor tudo menos cativante e boa parte da história acontece no mar, e nada de interessante acontece na narrativa, exceto pescaria e afins, algo que eu realmente não sou fã. Eu fiquei decepcionadíssima e acabei abandonando na metade porque sério, não rolou.

Por último, temos Orgulho e Preconceito, que na verdade não li, porém eu tenho uma certa opinião. Eu gosto muito de romance de época mas até eu sei das diferenças desse clássico para esse gênero que eu tanto gosto. Os livros da Jane, apesar de serem muito conhecidos e renomados, são chatos (eu sei disso porque muita gente já falou) e literalmente, nada demais acontece. E eu que tô acostumada a ver umas cenas quentes no meio da carruagem nem vou perdeu meu tempo com uma obra que o máximo que acontece é um beijo na boca. É isso.

Agora me conta, já leram alguma dessas obras? Qual sua opinião sobre elas?

Posts criados 1379

6 comentários em “5 clássicos que não vou muito com a cara

  1. Olá, Miriã.
    Eu tenho muita dificuldade com os clássicos, principalmente os nacionais que a gente tem que ficar com um dicionário junto para entender o que está escrito. mas dos citados eu li Orgulho e Preconceito, que apesar de preferir o filme gostei muito e Alice e o Pequeno Príncipe que li depois de adulta e talvez por isso também amei. Esse O lobo do Mar nunca vi falar.

    Prefácio

  2. Nossa, eu AMO O Pequeno Príncipe, com certeza está na minha lista de TOP 5 preferidos da vida!! Concordo com Alice no País das Maravilhas só porque nunca tive vontade de ler nem de ver o filme AHAHA
    E realmente, tem uma diferença enooorme em relação a Orgulho e Preconceito e os outros livros de época, mas eu amo mesmo assim. Acho que tem uma profundidade diferente.

  3. Oi Mi, sua linda, tudo bem?

    Ai meu coração! Você citou algumas da minhas histórias preferidas, risos.. Eu sempre falei que nunca consegui alcançar todos os ensinamentos de O Pequeno príncipe. Sinto que esse livro é muito maior do que eu. Sempre quis ter uma aula sobre ele, para me explicarem todas as lições desse texto. Mas eu amo esse livro, me emociono todas as vezes que o releio. Adoro Alice, mas confesso que nunca li o livro, só aqueles para crianças, quando eu era menor. Não tive contato com o texto original, não sei como ele é. Agora, para tudo! Mi, não há nada mais romântico do que o olho no olho, do que estar na presença do outro e procurá-lo com o olhar, para ver o que ele está fazendo. E a troca de diálogos afiados entre eles? A luta dos personagens? Seus julgamentos precipitados? E tem muito mais em relação à família e aos costumes da época, intrigas. Eu adoro Orgulho e Preconceito!!!! Risos…Não fique de mal comigo, risos..
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

  4. Oi, Mi!
    Chocada que você não gostou de Alice!! É meu livro favorito da vida 😱😱😱 mas eu tenho que confessar que acho a narrativa dele um tantinho cansativa kkk. São muitos detalhes, e não é o tipo de livro que você devora. Então super entendo!
    Pequeno Príncipe eu gostei, mas li há muitos anos e não me lembro de metade da história.
    Já Orgulho e Preconceito tentei ler umas 3x e não rolou. Aliás, nada da Jane Austen funciona comigo e acho melhor eu desistir mesmo. Não é pra mim e pronto!

    Beijos!
    Estante Bibliográfica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Procura algo? Digite aqui e clicle em enter para pesquisar. e ESC para sair

5 livros para ler ainda em 2021 8 livros para ler no Halloween 6 livros para ler durante a infância Conhecendo termos literários Como limpar seus livros e a sua estante?