O que te faz dar nota máxima para um livro? A história? Os personagens? Hoje eu vim conversar sobre como eu avalio as minhas leituras e quais pontos eu gosto de levar em consideração. Apesar de não estar mais colocando as avaliações em estrelas nas minhas resenhas, você pode conferir todas elas no meu perfil do skoob. Os pontos estão por ordem de prioridade.

Narrativa/escrita

Uma das coisas que mais pesam quando eu vou ler uma obra é a narrativa e a escrita do autor. Na verdade, meio que tanto faz se o livro for em primeira ou terceira pessoa, se vai ter vários pontos de vista, se vai voltar no passado. O importante mesmo é como o autor escreve e constrói essa narrativa. Ele precisa vender a história pra mim de uma forma que me convença a continuar. Precisa ser interessante e também precisa ser bem desenvolvida. Infelizmente tem muitos livros que você bate o olho e acha que a escrita é amadora. Por isso eu sempre dou preferência a histórias que conseguem me fisgar de primeira na narrativa, mas que também consigam fazer boas transições, que não tenham muitos erros de ortografia e que você não sinta muita dificuldade em absorver.

Sensações e emoções

O que eu senti lendo esse livro?! Se tem uma coisa que me guia de primeira é a forma como a história me deixou e o que ela me fez sentir durante a leitura. O grande problema que eu vejo com livros polêmicos é que as pessoas avaliam pela história, mas não pela forma como o livro conversa com você e seus sentimentos. É por isso que eu gosto tanto de darks romance. Porque obviamente a sinopse não tá ali pra te agradar, muito menos os personagens, mas o que te convence a dar uma chance é descobrir como o livro vai te fazer sentir. E eu sempre dou prioridade ao sentimentos bons que essas obras me trazem, seja felicidade ou euforia. Se o livro me deixa com aquela sensação de agonia boa parte da trama ou com muita raiva, infelizmente não vai ser uma leitura que eu vá desfrutar muito (motivos do porque eu odiei Daisy Jones and The Six e amei Corrupt).

Personagens

Os personagens também são vitais na avaliação de um livro. É muito difícil um livro me cativar se eu não gostar dos personagens. Ele pode ser o mocinho ou o vilão, mas o que não pode faltar é carisma. Tem personagem que você quer ralar a cara no asfalto, mas ainda assim consegue se identificar com ele e torcer para que ele tenha um bom final. E se o autor consegue desenvolver mais ainda o personagem, fica mais fácil gostar da história.

Desenvolvimento

Eu leio muitos clichês, e o que difere um livro bom de um ruim? Além da narrativa, um dos pontos principais aqui de cima, é a forma como o autor desenvolve a história. O livro não precisa ser 100% original, mas precisa ser bem desenvolvido, trazer reviravoltas, plots interessantes, plano de fundo que convença o leitor, personagens que cativam. Tudo o que enriquece a obra é um dos motivos que me faz amar ou odiar a história.

História

Tirando os clichês que eu sempre sei o que esperar, para um livro me conquistar, ele precisa trazer algo diferente, algo que te faça pensar que aquela história pode funcionar de uma forma que te chame a atenção. Por isso eu sou tão apegada a sinopses, porque é através dela que o autor precisa me convencer a dar ou não uma chance a história que ele quer contar. Se o enredo não parece promissor, dificilmente vou querer ler o livro.

Revisão

E por último, o que tem menos papel na minha avaliação, mas que também pode ser vital é a revisão. Eu tenho pavor de livros não revisados. Os erros de digitação em excesso pode fazer você abandonar uma leitura, inclusive já fiz isso com várias que eu encontro no Kindle. Então revisão é um ponto bem específico para mim que pode não ter muito peso na nota final, mas que na resenha sempre será pontuada como algo a se destacar, seja positiva ou negativamente.
Agora é a sua vez de me contar o que você leva em consideração na hora de avaliar uma leitura!
Posts criados 1379

5 comentários em “Como eu avalio minhas leituras

  1. O último livro que dei 5 estrelas na verdade foi pra duologia Six of Crows. Acho que um conjunto de tudo… os personagens são incríveis e duvidei muito que a autora conseguisse desenvolver todos os 6 personagens tão bem quanto ela fez, se alguns não conseguem pra um, imagina 6 hein?! E me apeguei a todos eles. A história é muuito envolvente, eu juro que passei a leitura toda com o coração acelerado, me perguntando "como?", "o que vai acontecer agora?" e "NÃO ACREDITO!" HAHAHAHA Enfim, realmente é um conjunto e é mais que maravilhoso descobrir livros tão bons quando você menos espera.

  2. Oi Mi, tudo bem?

    Eu levo também tudo isso em consideração, mas gostar ou não do personagem pra mim está ligado as emoções em relação a história. Os personagens em si são avaliados se fazem sentido ou não na narrativa, se tem coerência dentro do enredo. Vejo muita gente desvalorizar uma história só porque não não gostou do personagem (geralmente o pessoal quer protagonistas que não cometam erros). Acho válido porque a opinião de cada um é válida, mas realmente não foi assim que aprendi na faculdade e não consigo avaliar diferente rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

  3. Olá, Miriã.
    Adorei a postagem. Eu também uso quase todos esses critérios que você citou. E faço assim, tem coisas que me fazem tirar pontos da nota como relacionamento abusivo romantizado, final aberto e revisão ruim. Eu já dei notas bem baixas para livros da Harlequin por causa da revisão, mesmo amando o livro.

    Prefácio

  4. Oi Mi,
    Eu tinha feito uma tabelinha também para avaliar as leituras por categoria e depois faria uma média em relação as notas, mas quem disse que fui pra frente? O skoob não aceita nota 'quebrada' como no excel, então acabei ficando com o clássico: se eu chorei, é favorito. E não costumo levar muito em consideração edição, porque tudo depende né? Levo mais em consideração o enredo//fechamento dos plots. Personagens, tudo depende, porque muitas vezes eu gosto do vilão, então não dá para avaliar como algo ruim, mas se o casal num ROMANCE não me envolve, acho que já é um problema.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Procura algo? Digite aqui e clicle em enter para pesquisar. e ESC para sair

Conhecendo termos literários Como limpar seus livros e a sua estante? 5 formas de ler e-books 5 livros com CEO que não são babacas 8 livros para chorar