Como muito leitores que conheço, todos eles tem alguma coisinha específica de cada livro que ama, assim como eu. Aliás, todos nós temos! Sempre tem algo que nos chama atenção, que faz nosso coração bater mais forte e ficar com aquele sentimento bom dentro de nós. Em um post recente, eu falei sobre as 5 coisas que mais odeio em um livro, como puderam ver o post rendeu comentários muito legais e claro, me fez pensar também nas coisinhas que eu amo em um livro. Andei pensando muito e resolvi trazer 5 coisas que mais amo em um livro. Espero que vocês se identifiquem com alguns, e claro, deixe sua opinião nos comentários!


5. Capas bonitas

Como dito no post recentemente sobre as capas de livros com desenhos mais bonitas, quem não ama uma capa bonita? Mesmo que a gente diga que não, uma capa bem feita, com todos os pingos no is nos interessa sim e comigo não é diferente. EU AMO UMA CAPA BONITA! É de fato a coisa que me chama mais atenção, depois da sinopse, é uma capa bonita. E mesmo que ás vezes nos decepcionamos com o enredo, sempre teremos aquele breve orgulho de ter uma capa digna de elogios na nossa estante.
Fonte: Blog Estante de Sorrisos
Fonte: Blog Brincando de Escritora
Fonte: Blog Lu Coelho

4. Enredo que te prende do início ao fim
É pouco provável que uma história meio xoxa vai te prender tanto ao ponto de você querer terminar o livro o mais rápido possível. Por isso eu amo histórias que sempre acabam me deixando ansiosa por mais páginas, por mais história. Amo histórias que acabam me envolvendo de uma forma que me faz chorar quando o livro acaba, com saudade de tudo e querendo mais, com personagens impactantes e com um enredo incrível, cheio de mil situações.
Fonte: Blog Cura Leitura

3. Personagem que você se identifica
Nada melhor do que ler sobre alguém que tem os mesmos pensamentos e hábitos que você. Eu amo personagens com quem me identifico, sempre me coloco no lugar deles e acabo amando as várias situações que os autores criam para eles. Além de tudo, personagens assim acabam nos cativando por fazer exatamente aquilo que estamos acostumado a ver e a fazer. 

4. Narrativa com riqueza de detalhes
Eu detesto livros onde o autor não se empenha em escrever bem as cenas ou no mínimo, narrá-las com um pouco mais de vontade. Por isso amo os enredos onde tem palavras bem escolhidas, que dão riqueza a leitura e claro te faz morrer de amores pela bela escrita dos autor. Amo qualquer palavra desconhecida que sirva para ilustrar a cena ou a situação. Acabo sempre com um pé atrás quando vejo que a narrativa é simples demais, infelizmente.
5. Ilustrações nas páginas
Outra coisinha que eu amo mas que vejo pouco nos livros são as ilustrações bem interessantes que vemos em algumas páginas. Isso mostra que os editores tiveram uma certa preocupação em nos entreter e se empenham em dar esse agrado a nós, leitores. Algumas são bastante bem feitas e claro, nos ajuda bastante no quesito “imaginação”, já que sempre queremos ver como seria aquela cena, aquele cenário etc. Além de dar um toque mais cativante a obra.
Fonte: Blog Jaqueline Lima
Fonte: Blog Lu Coelho
Fonte: Blog Lyrismo

Espero que tenham gostado do post. Se você se identifica com algum desses itens, deixa sua opinião nos comentários e aproveite para citar aquilo que mais ama em um livro. Beijos!

Posts criados 1379

28 comentários em “5 coisas que eu amo em um livro

  1. Adorei seu post e as fotos também. E claro, concordo com tudo que fora citado acima. Sou dessas que se apaixona por capas bonitas e por enredos ricos em detalhes, além de adorar ilustrações, quando estas complementam a narrativa.
    Beijos, Fer

  2. Oiii Miriã

    Capas! Não adianta, a capa convence a gente num primeiro olhar, e as editora já sacaram, ja percebeu como andam investindo bem mais nas capas?
    Um personagem com quem me identifico é tipo, praticamente fundamental. E acho que mesmo inconscientemente, a gente busca isso nos personagens.
    Ilustraçoes não faço tanta questão, mas se tiver acho bem legal tb

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

  3. Oi, como vai?
    Isso um fato, os leitores se deixam levar pelas capas, as vezes elas são lindas, livros péssimos, e o inverso ocorre frequentemente também. Gostamos daquilo que achamos bonito, isso acontece também com as capas dos livros. Eu procuro não valorizar muito as capas, pois sei que as aparências enganam, mas, levei tempo para aprender me controlar. Quando achava a capa bonita, comprava e pronto. Ilustrações em livros infantis um (Must Have), nos demais acho desnecessárias. Personagens já encontrei alguns com os quais me identifiquei, porém, nas ficções isso raramente ocorre comigo. A narrativa precisa ser bem detalhada, trabalhada, e, o enredo precisa cativar logo no início, ai que começa a viagem do leitor…Enfim, capa, enredo, narrativa, personagens, formam um livro, uns vão amar os detalhes, outros o conteúdo. Outros ambos… Normal isso. Adorei seu post, parabéns!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

  4. Oi, Miriã
    Acho que todos nós leitores temos tudo isso em comum 🙂
    Eu também amo capas bonitas e quando são assim, nos chamam bastante atenção.
    Enredo que nos prendem e personagens que são muito parecidos conosco também sempre rendem bons livros. A narrativa também conta muito, mas depende do livro, às vezes, muitos detalhes podem ser um ponto negativo. Mas tudo depende né…
    Adorei o post.

  5. Hey, Miriã!
    Que coisa mais fofa o seu post. As fotos estão lindas!
    Eu também amo todas essas 5 coisas num livro, mas você se esqueceu de uma 6ª:
    O CHEIRO!
    rsrs

    Beijos!

  6. Oi, Miriã!
    Ai, que post legal! Concordo com você, a capa, bom desenvolvimento da narrativa, personagens com quem nos identificamos, ilustrações tudo isso também me cativa nos livros. Gosto também quando a escrita o autor é muito envolvente, a leitura fica muito mais gostosa. Adorei seu blog! 🙂

    Beijos,

    Rafa [ blog – Fascinada por Histórias]

  7. Mika, seu blog é tão <333333333333 Adorei o post, praticamente concordo com você em tudo, mas se eu fosse estipular só 5 coisas que eu mais gosto em um livro eu faria uma ordem diferente acho kkkk Livros com ilustrações dentro são demais!

  8. O único pontinho que não concordo muito com você foi o Narrativa com riqueza de detalhes. As vezes isso me incomoda demais, dependendo do livro, é claro. Alguns livros que já li o autor narrava até as pedras do chão.

    P.S.: Adorei seu blog. Muito lindo.
    bjs, bjs

  9. Oi, Sofia. Eu não gosto muito de detalhes exagerados que nem os do Martin, autor de GoT, mas gosto de autores que se preocupam um pouco mais em construir o enredo, não deixando uma coisa tão simples haha.
    Beijão!

  10. Oi, Thaísa. A ordem dos fatores não altera o produto. Apesar deu colocar uma coisa no item número 1, ela não necessariamente quer dizer que está nessa ordem. Apenas ordeno na maneira que pensei primeiro.
    Beijos!

  11. Olá Miriã tudo bem, adorei esse post e me identifico na maioria delas, adoro capas desenhadas, um bom enredo, piro nos livros que são divididos em capítulos e que tenham indice kkkk Doidera né. Bjs

  12. Capas bonitas, enredos que prendem e são bem construídos/descritos e personagem com os quais me identifico… como não amar um livro que tem tudo isso? E se for ilustrado então… melhor ainda 😀
    Adorei o post!
    Beijos

  13. suas 5 coisas tb são minhas rs, acho que tod leitor ama esses pontos, especialmente enredos bons do inicio ao fim. Mas eu tb adoro livros de capas duras, eles são tão legais de se ver hahaha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Procura algo? Digite aqui e clicle em enter para pesquisar. e ESC para sair

A moda presente nos romances de época Autores nacionais para conhecer Um clichê, um livro Conheça os contos de Blackout Review: Um amor desastroso