Antes de tudo, eu quero agradecer a todas as pessoas que dedicaram um tempinho seu para desejar condolências a mim e a minha família em relação a morte da minha avó. É muito importante para mim receber o carinho de todos os leitores daqui do blog. Realmente agradeço muito!

Agora voltando ao post, todos nós leitores sempre temos superstições, manias e hábitos em relação a livros, não é verdade? Eu não sou diferente da maioria e também tenho diversas manias em relação aos meus livros. O que ninguém sabe é que a maioria dessas manias são bastante irritantes para as outras pessoas. Minhas irmãs são as que sofrem com meus dilemas e loucuras, mas confesso que se não fossem por essas manias engraçadas e um tanto inusitadas, eu não seria essa leitora tão voraz que sou.

No post de hoje, vou falar para vocês sobre as sete manias irritantes que eu tenho em relação ao tema. São um pouco diferentes da maioria e ás vezes pode nem te irritar, mas garanto que se você pensar como um todo, elas podem realmente virar a cabeça de alguns leitores e fazer com que você me “odeie”. Está curioso? Então leia mais!
7. Idealizar personagens

Infelizmente eu tenho essa mania. Como isso funciona? É muito difícil para mim aceitar que alguns personagem tem certo defeito como ser mais gordinho, ter uma cicatriz em alguma parte do corpo, ser feio, etc. Por isso, sempre que vejo características que mostram que algum personagem não é “perfeito”, eu acabo idealizando o personagem de outra maneira, não aceitando seus defeitos e diferenças. Ficou meio confuso, não é? Mas para mim é muito difícil gostar de uma história onde o personagem não tenha tudo no lugar. Acho que por gostar tanto de finais felizes e faz-de-conta, que acabei idealizando príncipes encantados em seus cavalos brancos, sendo ricos, lindos e generosos.

Essa é uma mania muito chata e eu mesma a detesto porque me impede de ver a realidade de algumas coisas e faz com que a minha leitura se torne superficial. Assim que descobri que sofria com essa mania, eu tenho tentado melhorar e começado a aceitar que nem tudo é perfeitinho e que até mesmo personagens literários tem lá seus problemas e diferenças.

6. Ler de madrugada

Pode nem ser tão irritante assim, mas com certeza para minhas irmãs é. Eu vivo lendo livros de madrugada porque geralmente sofro de insônia, então tento ler e pegar no sono em seguida. O problema é que deixo ás vezes a luz acesa e como durmo em beliche, isso atrapalha quem quer dormir cedo. Fora que quando eu desligo a luz, a luz da tela do celular acaba incomodando muito o sono das pessoas. Tentei até parar mas essa é uma mania que por enquanto não abro mão.

5. Ficar horas falando sobre um livro
Como sou viciada em livros é bem normal imaginar que quando um livro me encanta, eu fico horas e horas comentando sobre a leitura, o enredo, a capa e todo o resto. Mas é um saco para quem nunca leu o livro ou que não tem o maior interesse em ler! Minha irmã sofre muito com isso porquê tudo o que acontece na história eu quero comentar com ela e ela sempre me responde com desinteresse.

O fato é que ambos saímos frustadas da situação: ela por escutar sobre algo que nem quer saber e eu por falar a toa para uma pessoa que não dá a mínima, infelizmente. Espero encontrar pessoinhas capazes de entender o quanto eu gosto de me expressar em relação as minhas leituras e que perdoe quando falo demais ás vezes.

4. Chorar muito

Eu sou muito sentimental, todos sabem disso. O problema é que qualquer coisinha eu solto o berreiro e choro por horas a fio. Recentemente, quando estava terminando de ler A Coroa da Kiera Cass, eu fiquei até as 3h da madrugada chorando descontrolada. Minha irmã ficou furiosa comigo e convenhamos, eu também detesto quando faço isso. Não conseguir controlar o emocional lendo um livro é um saco, parece que qualquer livro me desestabiliza, fazendo com que eu tenha receio de ler algumas outras obras que eu tenho certeza que vão me abalar.

3. Tomar litros de café enquanto leio

Por que será que essa mania seria irritante? Muitas pessoas gostam de tomar café, chá e o que for líquido enquanto estão lendo. Eu sei, é perfeito! Dá uma sensação de paz, de tranquilidade e você fica muito mais apta a ler. O problema é que sou viciada em cafeína – desde café à coca-cola -, e sempre que posso estou enchendo horrores de xícaras para beber. Isso acaba me deixando sempre ligada, fazendo com que eu leia de madrugada resultando na mania irritante número 6, e o pior, sempre acabo com o café rápido demais, deixando minhas irmãs e outras pessoas sem poderem tomar.

O triste disso tudo é que eu não sei fazer café. O meu sai um completo lixo e somente minha irmã, mãe e meu padastro fazem gostoso. Diversas vezes tenho que quase implorar a eles para eles fazerem para eu conseguir manter o vício. É uma completa droga! Mas vendo minha saúde ultimamente, tenho evitado tomar tanto café assim, afinal, muita cafeína no sangue faz mal.

2. Ter ciúme dos meus livros
Eu não sou aquele tipo de ciumenta que não gosta de emprestar livros, pelo contrário, gosto muito de saber que tem alguém interessado em ler tal obra que eu tenho. O problema é que eu DETESTO que as pessoas fiquem muito tempo com eles enquanto leem. Eu sei que muitas pessoas demoram para ler, mas vamos lá… demorar um mês para ler um livro só? É muita coisa! Juro que tento entender, mas já fico com ódio e ciúme nos olhos se eu vejo que a pessoa tá enrolando de propósito, por isso evito emprestar livros para pessoas que não são leitoras vorazes, assim eu consigo controlar minhas emoções e ameaças.

1. Gostar de spoiler

É muito raro uma pessoa gostar de spoilers, mas cá estou! EU AMO RECEBER SPOILER! Vou confessar a vocês que eu somente leio um livro se eu souber exatamente o que vai acontecer, e por isso leio sempre a sinopse, diversas resenhas e comentários a respeito. Quando alguém já leu fico inúmeras vezes perguntando sobre o que aconteceu no livro, quem fica com quem e essas coisas. É um saco porque minha irmã detesta contar sobre a história, e o pior é que eu adoro contar sobre a história, então sempre revelo mais do que ela gostaria HAHA, Desculpem!

Espero que tenham gostado do post de hoje e quero ver os comentários de vocês aqui em baixo! Tenham um ótimo fim de noite. Beijos!

***Créditos das imagens utilizadas na postagem (em ordem): Blog Melina Souza, Blog Estrambólica Arte, Blog Gahag, Blog Emilie Krogh, Blog Shutter Stock, Blog Laécio Castro.

Posts criados 1379

11 comentários em “7 manias irritantes que eu tenho em relação a livros

  1. Oiiie Mika! Menina, eu choro muito em livros, nossa senhora, Beleza Perdida foi o que me fez derramar mais lágrimas ano passado, spoilers adoro receber, mas tenho amigas que não me falam nada até que eu comece o livro e isto me estressa um pouco sabe. Ler de madrugada, fazia muito isso mas passava o dia com sono, eu leio mais a tarde, quando meus pais estão dormindo ou no onibus na volta do trabalho ou indo mesmo que é mais vago; Ótimo post, como sempre!!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

  2. Olá, eu sei que sou ESTRANHA! Haha, muita gente não gosta de spoilers, mas o negócio é que eu só peço para minha irmã porque senão as outras pessoas me matam. Ciúme é compreensível, quem não teria?
    Abraços!

  3. Olá, Lari. Eu quero muito ler Beleza Perdida desde que soube da sinopse, mas tento evitar livros que me fazem chorar porque eu fico em fragalhos. Fora isso, eu consigo lidar bem com o sono no dia-a-dia, já me acostumei.
    Beijão.

  4. Oiii meu bem,
    Dentre todos o único que não faço e tomar café, eu não suporto café, mas posso substituir essa ao ler o final do livro todinho antes de começas a ler ele? kkkk
    E spoilers e meu melhor amigo, madrugada me conhece muito bem, meus amigos? Coitados quando eu leio um livro que me fascina. rsrs

    Amei o post.
    Beijos
    Books And Carpe Diem

  5. Olá, Kah. Eu fazia muito isso – de ler a última página do livro -. Era sempre legal porque mesmo que eu tivesse lido, assim que terminava o livor nunca me lembrava do que li, e as coisas se transformavam em uma grande surpresa para mim. Não sei exatamente porque parei de ler, só acho que tenho medo de encontrar o final de uma vez.
    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Procura algo? Digite aqui e clicle em enter para pesquisar. e ESC para sair

O que esperar da 3ª temporada de Sex Education 5 motivos para você ler O Inverno entre Nós A moda presente nos romances de época Autores nacionais para conhecer Um clichê, um livro