Search here...
TOP
listas livros releituras

Livros baseados em contos de fadas

168 Views
O amor é lindo demais e por isso ele é tão retratado em novelas, filmes, livros, peças e várias outras coisas. Para quem cresceu assistindo os filmes da Disney, sabe que a empresa presa pelo “Felizes para sempre” e a cada ano traz um novo romance cheio de floreios e clichês, para encantar o coração daqueles que ainda acreditam em contos de fadas. Eu sou uma dessas e era apaixonada pelas princesas da Disney, e confesso que até hoje sou assim. Por fora eu sou bruta mas por dentro eu sou um amorzinho ❤
Como vocês sabem, A Bela e a Fera (título original Beauty and the Beast), sucesso dos anos 90 virou live-action nesse mês de Março e está fazendo o maior estardalhaço nos fãs da obra. Quem assistiu como eu, sabe que a obra está maravilhosamente bem executada e perfeita, mas hoje vim falar sobre alguns livros baseados nos contos de fadas que conhecemos desde criança, que ainda passarão por muitas gerações adiante, e se você conhece alguns também, não esqueça de indica-los para a gente!


CINDERELA

Sendo uma das histórias mais conhecidas pelo universo literário, Cinderela teve vários livros baseados em sua história, inclusive alguns filmes, entre eles Cinderela Pop, Cinder e Ella e Um Perfeito Cavalheiro. Todas elas contam sobre a vida de uma bela moça que tem que conviver com suas irmãs e a madrasta que a tratam como empregada, além de implicar demais com a garota. O príncipe, claro, está na forma de alguém impossível de alcançar, mas que por obra do destino, apaixona-se perdidamente pela moça e está disposto a tudo para ficar com ela.
É inevitável que a história cai em um clichê, mas muitos autores conseguem transformar esse enredo nada inovador é algo muito diferente. Cinder e Ella é um exemplo disso. Mesmo tendo todo o romance como pano de fundo, mergulhamos profundamente nas inseguranças e dores de Ella, já que passou por um acidente traumático na história. 
A BELA E A FERA
A Bela e a Fera conta a história de amor de duas pessoas totalmente diferentes. De um lado temos um príncipe enfeitiçado por ser egoísta e arrogante, transformado em uma Fera, horrenda e assustadora. De outro, temos a moça que se sente estranha e deslocada por pensar diferente e muito além da pequena vila onde mora. Os dois vão mostrar que o amor pode nascer das situações mais improváveis possíveis. Este conto é um dos mais usados para releituras e posso dizer que a fórmula nunca falha. Muitos autores optam agora por mostrar o lado do príncipe e como Bela mudou sua forma de ver a vida. Corte de Espinhos e Rosas, A fera em mim e Quando a Bela domou a Fera, são obras que usam e abusam dessa premissa, mas deixando cada vez mais a história apaixonante.
BRANCA DE NEVE E A BELA ADORMECIDA
Para quem não conhece a saga Encantadas, vai ficar chocado com a proposta dos livros. A série pode até ser considerada erótica já que temos algumas cenas de sexo, totalmente não voltado para o público infantil. Os livros retratam a história da Branca de Neve, Cinderela e A Bela Adormecida, mas tem um foco principal na Rainha Má, a madrasta da Branca de Neve, essa que aparece também como personagem das outras histórias. E vocês que já leram algum dos livros, gostaram?

OUTRAS HISTÓRIAS
E como podem observar, há muitos autores que optam por fazer um enfoque geral em todos esses personagens dos contos de fadas. O livro das Princesas e dos Vilões são contos de oito autoras diferentes contendo uma releitura de cada personagem. Escola de Vilões tem como personagens todos os vilões dos livros que você imaginar, inclusive O Lobo Mau, mostrando que nem sempre os vilões são todos ruins. E por último, Terra de Histórias, que é um livro maravilhoso onde acabamos mergulhando nas histórias dos Irmãos Grimm.
E vocês já ouviram falar de algum desses livros ou já leu? Se sim, vocês gostaram? Deixe nos comentários sua experiência com eles! Espero que tenham gostado do post.
Com amor e carinho.

«

»

24 COMMENTS

  • Cássia

    Oi Miriã, eu particularmente adoro essas releituras, principalmente quando mostram o lado do vilão da história, nem parece a mesma história clichê de sempre (apesar de eu também gostar desses clichês hahaha)

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

  • Miriã Mikaely

    Oi, Cassia. Concordo com você que ver o lado do vilão sempre é mais interessante, assim a gente pode entender melhor o porque dele ser tão mau.

  • Bia Gonçalves

    Oi amorinha!
    Sim, já ouvi falar de todos da sua lista, e meu desejo em lê-los é justamente por serem baseados em contos de fadas.
    Adorei seu post, deu pra ter uma ideia a respeito da pegada de cada livro.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

  • Thay Freitas

    Oi, Miriã!
    Preciso dizer que AMEEEI a ideia do seu post <3
    E cara, não sabia que Corte de espinhos e rosas era baseado em A bela e a fera, bacana demais.
    Amo as adaptações de Paula <3

    Beijinhos :*
    Sankas Books

  • Miriã Mikaely

    Oi, Bia. Fiz o post mesmo para indicar essas obras e explanar um pouco mais sobre cada uma. Eu somente li três livros dos citados acima, mas gostei bastante deles.
    Beijo!

  • Miriã Mikaely

    Oi, Thay! Que bom que gostou. Ás vezes a história vai para um viés tão diferente que você nem percebe, mas a história é baseada sim.
    Beijo!

  • Naty Araújo

    Oi, Miriã
    Tudo bem?

    É tão gostoso pegar uma obra e fazer uma releitura de um clássico.
    Eu ainda não li nenhum desses, mas quero ler Corte de espinhos e rosas.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

  • Melissa Moreira

    Oi Flor! Esse post é tão perfeito, minhas amigas tem que ver haha
    Somos loucas para descobrir livros assim, já anotei tudinho e vou conferir assim que puder.
    Vi que está lendo A Menina dos Olhos Molhados, é tão legal! Estou louca pra ver a resenha! Seu blog é lindo de mais!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

  • Oi Mi! Eu comecei a ler escola dos vilões e estou gostando bastante. Tb estou lendo Quando a bela domou a fera e está sendo uma leitura mega divertida. Ainda quero conferir O Livro das princesas e O livros dos vilões. Adorei o tema do post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

  • nines

    Oi, Miriã!
    Eu adoro boas releituras dos contos clássicos, mas sempre tem uns que estragam a história. Adorei sua listinha de indicações!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | fanpage twitter instagram

  • Taynara Mello

    Quero muito ler cinder e ella, pretendo reler A bela e a fera, cortes de espinhos e rosas já li e me apaixonei. mês que vem vou começar a ler Um perfeito cavaleiro. Adorei seu post, bjs

    Taynara Mello http://www.indicarlivros.com

  • Miriã Mikaely

    Oi, Tai. Conter e Ella é maravilhoso mas prepare o lencinho porque a história é bem impactante.

  • Miriã Mikaely

    Oi, Aline. Saber escrever uma boa história sem copiar totalmente o enredo ou estraga-lo é difícil, porem ainda nao encontrei nenhuma obra impossível de nao gostar.

  • Miriã Mikaely

    Oi, Naty. Geralmente as obras saem maravilhosas releituras e eu também estou bastante curiosa quanto a esse livro.

  • Miriã Mikaely

    Oi, Mel. Espero que suas amigas gostem da indicacao! Eu li e terminei hoje e gostei, porem acho que esperava mais da historia.

  • Miriã Mikaely

    Oi, Mi. Tenho O livros dos vilões e Escola se vilões para ler mas ainda não comecei. Os livros das princesas são muitos fofos e Cinderela pop é um livro de um dos contos.

  • Leslie Leite

    Não sabia que "Um Perfeito Cavalheiro" era baseado em Cinderela. Vou procurar lê-lo. Ainda não li nenhum dos livros citados no post, mas "O Livro dos Vilões" está na minha lista já a algum tempo.
    Beijo, http://www.apenasleiteepimenta.com.br
    PS. Coloquei seu blog no meu Blogroll como um dos meus blogs favoritos <3

  • Mikaaaaaaaaa
    Amei o post porque eu sou super fã de contos de fadas!
    Já li/assisti vários do que você colocou.
    Um Perfeito Cavalheiro ainda é um dos meus preferidos dos Bridgertons <3
    A série da Branca de Neve eu acho bacana, só falta o último livro para eu ler.
    E as da Paula Pimenta li só o primeiro ainda, A Princesa Adormecida.

    Beijoooos

    http://www.casosacasoselivros.com
    http://www.livrosdateca.com

  • Miriã Mikaely

    Oi, Leslie. Eu também não mas quanto mais avança na leitura, mais percebe as semelhanças e por isso é uma das histórias que mais gosto da série.
    Obrigada pelo carinho! Vou lá conferir <3

  • Miriã Mikaely

    Oi, Teca! Que bom que gostou. Eu amo esse livro da série Os Bridgertons, tanto que é meu favorito c3 Eu ainda não li nenhum da série Encantadas, tenho até o primeiro volume mas nada me chama atenção nela. Eu já li O livro das Princesas mas ainda não conferi as outras obras.
    Beijo!

  • Mayara R. da Cruz

    Oiii!

    Nossa, se tem algo que eu amo são releituras de contos de fadas, eu amo demais e não dispenso um livro deste tipo!

    Eu AMO DEMAIS Corte de Névoa e Rosas (a trilogia), é uma das favoritas da VIDA!
    Eu achei linda a releitura da Julia Quinn de A Cinderela, porém não é meu favorito da série. HAHAH

    E dentre suas escolhas do post estou DOIDA para ler Quando a Bela domou a Fera, doida demais!!!

    E eu amei demais também a releitura de A Fúria e a Aurora, um dos melhores livros que li. <3

    é muito amor. <3 <3

    Beijos,
    May – http://mayeosvicios.blogspot.com.br/

  • Miriã Mikaely

    Oi, May. Ainda não li Corte de Névoa e Rosas, mas pretendo. Quando a Bela e a Fera já está na lista e posso dizer que amei A fúria e a aurora c3

  • Ler para Divertir

    Miriã
    Minhas releituras prediletas são os da bela e da fera. Leio absolutamente tudo relativo a eles. Dos 3 livros que você citou relativos a este conto já li os dois últimos, sendo que o primeiro já tenho mas ainda não li. Não que eu não goste dos outros contos, mas não faço tanta questão de ler.
    abraços
    Gisela
    http://www.lerparadivertir.com

  • Miriã Mikaely

    Oi, Gi. Acho que todo nós temos um preferido, né? Eu particularmente não tenho preferência mas tendo a gostar mais dos da Cinderela. Eu ainda não li nenhum dos da Bela e a Fera, mas estou pretendendo começar.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.