Indicação de livros safados, românticos e divertidos

Popular – Maya Van Wagenen | Resenha

Sinopse: Maya nunca foi uma garota popular. Na verdade, ela era a menina invisível da escola. E para completar, os óculos e uma fascinação por Guerra nas estrelas e O senhor dos anéis não ajudavam em nada sua ascensão na escala da popularidade. Só que tudo isso estava prestes a mudar. Um pouco antes do início das aulas, Maya achou na biblioteca de seu pai um exemplar empoeirado de O guia da popularidade de Betty Cornell, um livro escrito por uma ex-modelo adolescente super glamorosa… Da década de 1950!

Apesar das ideias um tanto antiquadas, Maya aceita o desafio proposto pela sua mãe e decide seguir durante todo o ano letivo os conselhos escritos para meninas que podiam ter sido amigas de sua avó. Então a mágica acontece!
Anúncios

Os resultados da experiência de Maya são divertidos, engraçados e emocionantes, sem deixar de lado os micos, as tristezas e as pequenas desilusões que fazem parte da vida de qualquer adolescente.

Biografia | 279 páginas | Editora Globo Livros

Maya sempre foi uma garota que não se encaixava. Rotulada como uma pária social, ela quase não tem amigos e sabe que nunca poderia ser popular. Mas um dia seu pai encontra em meio a bagunça do escritório um livro da década de 1950 escrito pela ex-modelo Betty Cornell. Nele ela dá dicas de como ser popular e vintage ao mesmo tempo.

Apesar de todas as ideias serem bem antiquadas, a mãe de Maya lança o desafio a ela e ela resolve entrar de cabeça nas dicas que Betty dá. O livro acabou se tornando um diário para todas as experiências boas e ruins que Maya teve, que acabou levando-a ser aquilo que sempre sonhou: popular.
Anúncios


MINHA OPINIÃO
Popular é literalmente um livro escrito pelas dicas escritas em outro livro. Aqui Maya resolveu expressar todas as situações boas e ruins e até mesmo as suas próprias dicas para as meninas que hoje passam pela mesma coisa no colégio: não se encaixam e querem se tornar popular. O livro não é bem uma biografia, mas levando em conta que tudo que está escrito nele foi vivenciado sim, pela autora, eu classifiquei-o como tal.

A Maya é uma personagem – e uma pessoa! -, bem parecida com a gente. O livro retrata o período da vida dela quando ela morava em uma cidade no estado do Texas, na fronteira com o México, quando estava no 8º ano. Por isso, vemos uma menina insegura com seu corpo, com suas amizades e com os garotos, mas ver como ela contorna as situações através das dicas da Betty foi maravilhoso, e ás vezes muito engraçado.
Foto por Universo dos Leitores
Uma coisa que eu achei interessante foi a autora mostrar o tanto de coisa que acontecia na cidade por causa da fronteira com o México, e quando eu digo “tanto de coisa”, quis dizer em relação a narcotráfico e outras coisas. Não sei como ela conseguia morar lá! Eu que estava lendo a história já me assustava, imagina ela. 

Foi muito lega conhecer a família da Maya, que por sinal é bem diferente e inusitada, e a Kenzie, melhor amiga dela. O fato dessas pessoas existirem deixa tudo mais especial. Inclusive existe sim o livro da Betty Cornell (eu demorei pra acreditar), e a Maya consegue manter contato com ela após ter seguido suas dicas, que confesso, era muito legais e interessantes, mas em relação a roupas, eu achei muito batido, afinal, o ano de publicação foi 1950!


Fora isso, o livro não é cheio de vilões, romance e essas coisas que vemos em livros adolescentes. Aqui é um diário que retrata a vida da autora no período que ela seguia aquelas dicas e mesmo nem sempre dando certo ás vezes, Maya conseguiu ser popular, mas a sua maneira. Eu achei divertidíssimo acompanhar ela nessa jornada e ver o tanto que ela mudou por causa dessa obra. Por isso, eu indico esse livro para aqueles que querem ler algo mais divertido e menos pretensioso.

Maya ANTES / DEPOIS
Compartilhe o post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 comments on “Popular – Maya Van Wagenen | Resenha

  1. Oi Miriã,
    Quando eu comecei a ler a resenha logo pensei, outro livro adolescente, e no momento eu não estou muito afim desse gênero, mas então eu li sua resenha até o fim e mudei de ideia, não é só um livro adolescente, e sim de crescimento. Me interessei pela história, quem sabe mais pra frente eu consiga ler!!

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner
Rainha das Lágrimas, o novo drama coreano da Netflix Livros, aparelhos e kindle unlimited, confira algumas ofertas da Black Friday Vermelho, branco e sangue azul, o novo filme queridinho dos leitores Um livro para cada era da Taylor Swift Livros para quem amou a série Rainha Charlotte