Livros que falam sobre TDI – Transtorno Dissociativo de Identidade

Transtorno Dissociativo de Identidade é um transtorno caracterizado pela presença de dois ou mais estados de personalidades distintos, de acordo com nosso amigo Google. Ontem eu pude conferir o filme Fragmentado, que fala muito sobre esse tipo de transtorno patológico que acontece geralmente quando o ser humano passa por uma situação traumática e o cérebro cria uma outra personalidade para “ajudar” a lidar com isso. 
O tema não é desconhecido pra mim porque já havia lido alguns livros do tema, muito comum também em suspenses e eu vim indicar algumas obras dessas para vocês. Antes de tudo, deixo claro que esse post contém spoiler das histórias, senão seria impossível indicá-las sem comentar sobre, então leiam se quiserem ou não!

Um dos livros que acabou com meu psicológico foi Pretty Girl-13, que conta a história de uma adolescente que é sequestrada aos 13 anos de idade e cerca de três anos depois ela volta para casa sem saber nada do que aconteceu a ela nesse meio tempo. Com a ajuda de tratamento psicológico ela vai descobrindo o que realmente aconteceu e porque não consegue se lembrar de nada, ao mesmo tempo que tenta entender todo seu trauma e suas personalidades dissociativas. Algumas das passagens aqui são totalmente fictícias mas deixam o leitor eufórico e louco para entender o que realmente tá acontecendo. Eu fiquei de queixo caído!
A turma – Memórias de uma garota que não sabia ser feliz sozinha conta a história de um grupo de amigas que vivem a base de intrigas, uma querendo roubar o namorado da outra e uma confusão que só. Todas elas respeitam o comando de Hannah, ao mesmo tempo que querem tirá-la do poder. O livro é divido em duas partes e é um pouco confuso porque não entendemos bem o que está acontecendo até que descobrimos que toda a turma são as personalidades dissociativas da protagonista Hannah, e como esse transtorno tem afetado sua vida e sua relação com seu namorado. É um livro bem interessante.
O Cisne e o Chacal é um livro pesado e faz parte de uma série chamada Na companhia dos assassinos, então já sabem o que esperar né? A obra vai focar no Fredrik, um dos assassinos que gosta de torturar suas vítimas para extrair informações. Antes de mais nada vamos descobrir que ele já fora casado com uma mulher igualmente perversa como ele, Seraphina. A mulher o traiu e acabou desaparecendo por anos e agora ele deseja vingança. Só que ao invés de encontrá-la, ele conhece Cassia, uma mulher que tem a mesma aparência de Seraphina, mas ao contrário da personalidade sombria que a ex-esposa tinha, Cassia é inocente e boa. Já entenderam bem aonde vai esta história né? É um livro bem chocante e o final é de arrasar.

Alguns outros livros com TDI no enredo que eu não li, mas indico:

POSTADO POR MIRIÃ MIKAELY

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 thoughts on “Livros que falam sobre TDI – Transtorno Dissociativo de Identidade

  1. TDI é um transtorno que me causa ENORME curiosidade, eu acho incrível como o cérebro é um órgão comandante, ele tem capacidade sob nosso corpo e sobre o que nós conhecemos de nós mesmos. Uma vez assisti a um documentário de uma moça que tinha quatorze personalidades diferentes, eu que já acho difícil lidar com as minhas mudanças de humor durante a TPM, imagino como deve ser difícil pra quem tem TDI.
    Gostei muito das suas indicações Mika, tanto que depois de ler seu post comprei Pretty Girl-13 no Kindle, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

  2. Oi, Leslie
    Esse assunto é muito interessante, acho que deveriam ter mais matérias e artigos sobre isso, porque realmente não conhecemos até que ponto o nosso cérebro pode fazer coisas incríveis, mesmo não sendo tão benéficos assim para o ser humano.
    Pretty Girl-13 é um livro incrível, mas mexe com nosso psicológico e deixa a gente com o coração na mão. Espero que goste!

  3. Oi Miriã, gostei muito da abordagem do tema, descobri q tenho TDI a pouco tempo e está sendo bem estranho lidar com tudo isso, mas é interessante ver coisas por quais eu já passei em obras literárias ou filmes, ainda há muito desinformação sobre o assunto fazendo com que as pessoas nao saibam lidar com o transtorno (nem eu mesma sei na vdd kk), mas é muito bom ver que há vários trabalhos abordando um tema tão delicado e complexo.

  4. Oiii, da uma olhadinha no canal do YouTube "Sistema Orquestra" lá eles falam bastante sobre TDI e ajudam pessoas novas a descobrirem mais sobre o assunto. Tenta entrar no grupo do Facebook "Sinfonia do Tempo" para a gente conversar melhor sobre isso 🙂

  5. Um livro muito bom sobre o assunto é " Eu sou Eva " , possui filme também "As três faces de Eva" relatam bem como é ter TDI (eu tive) . E por isso posso dizer que o filme Fragmentado distorce muito a realidade a tornando fantasiosa , deixando os ignorantes no assunto ainda mais perdidos , podendo aumentar o 'preconceito' que se tem a respeito do TDI e o medo de quem passa ou já passou por isso de se expor .

@blogcapitulotreze

Por quê você precisa assinar o Amazon Prime? 8 motivos para assinar o Kindle Unlimited Todas as edições de Harry Potter publicadas no Brasil Como economizar na hora de comprar livros? Presentes para dar no Dia dos Namorados