Já dizia eu mesma que “romance não é tudo”. É claro que dependendo do tema do livro, vem muito a calhar, mas tem algumas obras que não necessariamente isso acontece. E eu vim indicar alguns desses livros para você que quer algo menos romântico e mais interessante para ler, sem precisa focar tanto no casal ficando junto.

A pequena livraria dos corações solitários, Annie Darling

Diria eu que toda a série da Livraria dos Corações Solitários não tem muito romance. É claro que ele está lá, mas nem de longe a autora focou nele como faz parecer a história. Infelizmente (ou não) o livro traz mais do crescimento da personagem principal, Posy, que acabou de herdar um negócio praticamente falido para gerir, do que seu envolvimento com seu arqui-inimigo Sebastian. Inclusive essa falta de interação entre eles foi algo que incomodou muita gente (inclusive nunca saberemos se foi algo proposital da autora ou uma falha de desenvolvimento), mas se você procura algo do tipo um romance que parece romance mas não é, o livro é uma boa indicação.

A lista de Brett, Lori Nelson

A lista de Brett é um livro sobre auto descobertas e crescimento pessoal. A protagonista precisará rever vários pontos de sua vida e aprender a lidar com as questões inacabadas do passado. Apesar de parecer que haverá um romance inicialmente, a autora não o desenvolve e acaba trazendo uma grande surpresa no final. Calma! É um livro que tem sim um pouco de romance, mas não do jeito que você imagina.

Um amor de detetive, Sarah Mason

Apesar da capa horrível, Um amor de detetive é um livro ótimo e extremamente divertido que vai mostrar as peripécias da protagonista no seu trabalho como repórter. Mesmo tendo que conviver com um sargento de polícia 24h para conseguir os furos para o jornal, o envolvimento deles demora para acontecer, quase não tendo muito espaço em toda a trama. Na verdade essa é uma grande característica dos chick-lits britânicos, e por isso são tão gostosos de ler.

Em casa para o Natal, Callie Taylor

Comparado aos outros acima, Em casa para o Natal é o que maior apresenta foco no romance, mas mesmo assim é pouco para os padrões de livros que estou acostumada. Apesar da protagonista ansiar o tão aguardado “Eu te amo” e estar sim num relacionamento, o livro vai muito além disso e entrega momentos cômicos e divertidos de crescimento. Um dos livros mais fofos e divertidos que já li, recomendo!

Um tom mais escuro de magia, Victoria E. Schwab

Não sou muito de ler fantasia, mas as poucas que li focaram bastante na questão amorosa dos personagens, exceto talvez Um tom mais escuro de magia. Como temos um universo inteiro e toda uma trama bem interessante a ser explorada, a autora não perdeu tempo desenvolvendo um romance. Existe sim uma fagulha de atração nos personagens, mas é algo tão pequeno que nem faz diferença se existisse ou não.

Laços inseparáveis, Emily Giffin

Apesar de não ser nem de longe o tema do livro, existe sim um romance (ou o indício de um) no livro Laços Inseparáveis. Isso porque a protagonista é confrontada pelo passado ao se deparar com a filha que deu para adoção depois de 18 anos do acontecimento. Além disso, ela nunca contou ao pai da criança que estava grávida. E esse reencontro dos três vai abalar as estruturas dessa mulher. Como falei, o romance não é foco do livro, então obviamente não teremos, mas a autora deixa uma ideia de que algo possa acontecer.
E vocês tem algum livro para me indicar em que o romance não está em primeiro plano?
Posts criados 1379

23 comentários em “Livros onde o romance não é o foco

  1. Sou muito muito fã mesmo de um bom romance,Mi!!
    Mas sei que em alguns livros eles tem um papel menos importante na história e tudo bem o livro continua muito bom.
    Sou completamente apaixonada por A Pequena Livraria dos Corações Solitários. A Lista de Brett me trouxe muitas reflexões.
    Em Casa Para o Natal irei ler em Dezembro, óbvio.
    Um Amor de Detetive está há muito tempo na wishlist

  2. Olá…
    Adoro romances, mas, ás vezes romance não é tudo mesmo… Tenho vários livros assim aqui em minha estante. Dos livros mencionados apenas li A LISTA DE BRETT e UM TOM MAIS ESCURO DE MAGIA, ambos são meus favoritos. Os livros da Kate Morton geralmente ão focam em romances em são muito bons!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

  3. Adoro quando os autores dão um jeito de enfiar um romance no meio dos livros, acaba sendo uma das minhas partes favoritas hahah. Infelizmente, não li nenhum desses livros, mas achei que as premissas de todos parecem ser interessantes, principalmente pela maioria se tratar de crescimento e descobertas.
    Beijos

  4. Olá Miriã!
    Difícil eu ler algum livro que não tenha romance, já que é o meu gênero favorito. Até hoje nunca enjoei mas vale a pena ter algumas dicas pra quando isso acontecer, né? Todos os livros que você mencionou no post eu nunca tinha ouvido falar, gostei principalmente de A pequena livraria dos corações solitários (só de ter livraria no nome já na agrada haha), Um amor de detetive (a capa não é tão ruim, vai, qchei até engraçada) e Em casa para o Natal.
    Beijos

  5. Olá, Miriã.
    Engraçado porque os de fantasia que tenho lido o romance não é o foco hehe. Eu gosto de livros de romance, mas quando ele fica ali sutilmente também me agrada bastante, depende do que estou querendo ler no momento hehe. Já li alguns dos citados e Um tom mais escuro de magia é meu favorito entre eles.

    Prefácio

  6. Oiii Mi, tudo bom?

    E eu torço tanto, mas tanto para que a pequena fagulha entre Kell e Lila se torne uma fogueira incontrolável…haha, preciso destes dois juntos, eles são muito incriveis.
    Um amor de detetive também foi um amorzinho de livro, é verdade que o romance não é o centro do universo na trama, mas eu lembro que curti também. Aliás quero ler os outros livros publicados dessa autora.

    Beijos, Ivy

    http://www.derepentenoultimolivro.com

  7. Eu AMOOOO "A Lista de Brett", é um livro muito bom, todos deveriam ler para refletir sobre a própria vida! Amei ver ele na sua lista. E adorei também aber que em "A pequena livraria dos corações solitários" o romance não é o foco, pois eu quero muito ler esse livro porém não curto livros melosos demais, sabe? Então eu diria que livros nos quais o romance não é o foco com certeza fazem mais o meu tipo de verdade. Por isso, já anotei as outras dicas de livro, também.

    Au revoir ♡
    Tecer Flores e Cheirar Livros

  8. Miriã!
    Já li Laços inseparáveis e é fenomenal.
    Está na minha lista de desejados A pequena livraria dos corações solitários e A lista de BRett (há muito tempo…).
    Gosto muito de romances, mas gosto de variar a leitura também, leio de tudo.
    cheirinhos
    Rudy

  9. Oii Mii!
    Adorei as suas dicas, alguns eu tenho na estante mas não li como sempre. kkkk
    Já li um livro da autora Emily Giffin que é Ame o que é seu, creio que nele não foca muito no romance mas é muito interessante a trama. Ou eu esteja errada, não sei. kkkk

    blog: Tempos Literários

  10. Olá! Da sua lista tenho a pequena livraria e Em casa para o natal como meta de leitura. Eu gosto dessas histórias que deixam um pouco d lado o romance e focam em outros assuntos, recentemente li A casa dos novo começos que tem um pouco esse pegada e de fantasia em janeiro li Nocturna que para não dizer que tem 0% de romance tem por volta de 1%, mas a história é maravilhosa e eu curti a leitura.

  11. Oi miga, nunca li nenhum livro da sua listinha, mas Pequena Livraria acho que já imaginava que não focaria tanto em romance… Na realidade sempre imaginei que falasse sobre o amor da personagem pelos livros? Eu gosto muito de fantasias que têm romance, mas fico puta demais quando esquecem a fantasia e focam no romance, hahaha. Na verdade acho que tudo com uma pitada de romance fica melhor.

    Beijo!
    https://www.roendolivros.com.br/

  12. Adorei as dicas, ainda não li Um amor de detetive e A lista de Brett, parecem ser fofos. Ultimamente tenho lido menos romance

  13. Oi!
    Gostei muito das dicas de livros, vou anotar.
    Só li A Pequena Livraria dos Corações Solitários assim até gostei mas como você disse não sabemos se foi uma falha no desenvolvimento ou se a autora quis passar a mensagem do livro assim para os leitores. Os outros dois livros são bem legais, eu amei.
    Você já leu eles? Estou ansiosa para o quarto livro que está chegando.
    Beijos

  14. Ao abrir o post, eu logo lembrei da saga A Seleção, pelo fato da autora explorar outros temas além de romance, como por exemplo desigualdade social. Dentre os livros que você citou, A Lista de Brett me deixou curioso por conta da surpresa hahaha

  15. Oii,
    Aii desses quero muito ler o da V. E. Schwab, o da Emily Giffin e o da Sarah Mason.
    A lista de Brett amei.
    Aii desisti o da Pequena livraria, muito arrastado kkkk
    Em casa para o natal também abandonei kkkkk
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Procura algo? Digite aqui e clicle em enter para pesquisar. e ESC para sair

O que esperar da 3ª temporada de Sex Education 5 motivos para você ler O Inverno entre Nós A moda presente nos romances de época Autores nacionais para conhecer Um clichê, um livro