A era digital tem chegado com tudo e mudado nosso padrão de vida. Os e-readers chegaram para trazer mais conforto aos leitores com um baixo custo (menos se o e-reader for quase uma fortuna). Eu vejo bastante questionamentos nos blogs que entro: E-book ou o livro físico? Se perguntarem para 100 pessoas, 97 delas irá responder livro físico e falando sério, eu também seria uma delas. O principal motivo para escolhermos ele? Primeiro porque podemos cheirar, tocar e fazer tudo aquilo que nós leitores amamos fazer quando ganhamos um livro, sem contar que vê-los preenchendo nossas estantes é um prazer que só um leitor entende.
Mas eis aqui meu problema. Um tempo atrás eu não conseguia mais pagar livros novos pelo custo alto nas livrarias, então resolvi comprar somente aqueles que eu queria muito e comecei a baixar livros em PDF para ler. O formato não é o dos melhores, se não estiver revisado você facilmente se perde na leitura, mas era uma alternativa que usei para este momento. Em seguida, encontrei um formato melhor, os e-pubs. Pense só na minha felicidade! Ficava bem mais fácil ler, ainda mais quando você podia regular letra, iluminação e outras coisinhas para ficar mais confortável na hora de ler.
Pois bem, passei quase seis meses lendo tudo quanto é livro neste formato e agora meio que me acostumei a ler livros assim, até porque a maioria das vezes que leio estou na cama, e ler pelo celular deitada é bem mais prático e mais fácil que lendo um livro físico. O que acontece é que o dinheiro melhorou e resolvi comprar alguns outros livros para ler, inclusive ganhei alguns em sorteios. Adivinha qual é o problema? Eu gostei tanto de ler livros neste formato que agora não sinto mais ânimo nenhum para ler livros físicos. Estou com quase trinta livros parados em casa pela metade sem conseguir terminar justamente por causa do desânimo.
Fico me perguntando se tenho algum problema cerebral, porque ainda assim gosto de comprar o livro e amo quando ele chega em minha casa mas quando vou começar a leitura, acabo voltando ao celular e lendo outras obras. Será que tem um remédio para isso? Quero muito voltar a ler de todas as maneiras e parar de ter esse bloqueio em relação aos exemplares físicos. Já aconteceu com você? Espero que não, mas se você tiver uma dica para me ajudar, sério, vou te agradecer pela vida inteira!
Posts criados 1379

24 comentários em “[Desabafos de uma Leitora] E-book ou livro físico?

  1. Olá,
    Adorei a ideia da postagem.
    Eu gosto dos dois formatos. Ler no Kindle, adianta bastante as leituras, acho rápido. O físico é aquela opção que dá pra sair e ninguém vai querer te roubar HAHAHA
    Não to podendo comprar no momento, então estou mais adiantando o que já tenho aqui em ambos os formatos.

    tenha uma ótima semana.
    Nana – Obsession Valley

  2. Miriã, você disse exatamente o que sinto! Eu ganhei um Kindle e me acostumei rapidinho com ele, ainda mais quando comecei a baixar livros de graça. Esses dias, comprei o Mentira Perfeita em papel e tive dificuldade em iniciar a leitura por ter que andar com um volume grande (o livro é ótimo!). O Kindle é pequeno, não pesa e cabe na minha bolsa pequena. Me acompanha em todos os lugares e até agora não senti medo de assalto. Além disso, não tem a agonia da espera: é só comprar/baixar e ler. bjs

  3. Oi Mi,

    Aiin, eu não abor mão de ter minha biblioteca em casa, de pegar o livro, cheirar suas páginas,achar o lugar perfeito para ele na estante…

    MAS eu leio bem mais no formato digital do que o físico, exceto os que recebo em parceria, pois com a correria do dia a dia é muito mais fácil, leve e prático pegar meu celular para ler do que carregar um livro a mais na mochila.

    Eu não abor mão de nenhum dos dois, e hoje eu leio bem mais ebooks do que livros fisicos, compro menos livros fisicos por consequência, mas sempre compro aqueles que me marcaram para ter na biblioteca pessoal, afinal ela é indispensável na minha vida!

    Beijos,
    May – mayeosvicios.blogspot.com.br

  4. Antes eu tinha muito preconceito com o e-book e só lia livro físico.
    Mas eu percebi que as vezes eu não lia porque não tinha livro, eu já tinha lido tudo e estava sem dinheiro.
    Procurei bibliotecas, mas não lia livros digitais. Vim começar a ler e-book um dia desse, eu leio mas não gosto muito. Geralmente só leio um ou dois livros em e-book por mês.
    Eu não consigo ficar acostumada com e-book.

    Refúgio da Ju

  5. Meninaaaa, te entendo completamente!
    Eu amava livros físicos (ainda amo, claro) e só lia eles, isso porque minhas experiências com pdf no notebook não foram das melhores… mas aí eu descobri os app para celular, os e-books gratuitos… aí já era!
    Sou uma pessoa muito ansiosa, não gosto de ver que tenho tantas páginas para concluir, sabe? Aí no celular eu não vejo e a leitura flui bem melhor. Recentemente adquiri um Kindle e foi a melhor aquisição da vidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
    Em uma semana li 5 livros, coisa que não aconteceria se fossem físicos.
    Amo comprar livros, amo receber em casa, amo folhear e cheirar, mas pra ler ando preferindo muito os digitais.
    Não sei o que fazer quanto a isso, sinto muito 🙁 se descobrir uma solução, compartilha com a gente haha

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

  6. Oiii Miriã

    O livro fisico é ótimo pra quem não lê aos montes. Pensa na minha situação, numa casa pequena e com duas crianças pequenas nela. Não tem aonde eu guardar meus livros. Se a quantidade de fisicos correspondesse ao numero de epubs que tenho guardado no computador, precisaria de uma casa ou no mínimo um quarto grande pra armazenar tudo…rsrs
    E ai vem outro lance: a comodidade. Vc está com seu e-reader, celular, tablet ou o que seja no parque e pinta aquela vontade de ler. Da pra escolher um verdadeiro rol de livros, né? Mas se tratando do livro fisico, vc leva um no maximo.
    Conforme meu blog foi crescendo (o outro blog que eu tenho) eu fiz parcerias legais com editoras e algumas delas não estão mais mandando livro fisico não. Só formato epub mesmo ou o DRM. E estou falando de editoras grandes.
    Acho que o formato digital veio e vai se popularizar ainda mais. E não, vc não está louca por gostar de ler assim e se estiver, bom, aí eu tb estou…rsrs.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

  7. Oi, Pat. Pelo que estou vendo dos comentários, muitas pessoas até agora estão passando pelo mesmo que eu. Acredito que a era digital chegou pra ficar. Me sinto bem melhor lendo um livro no celular do que um físico, mesmo que eu não queira admitir, mas claro, meu gosto pela leitura continua igual rsrs

  8. Oi, Ju. Algumas pessoas simplesmente não se dão bem com esse formato. É super compreensível rsrs eu gosto muito porque acostumei, então é difícil não pegar o celular para ler algo agora e ele facilita muito em relação a disponibilização, já que a maioria dos livros que quero estão os olhos da cara.

  9. Que bom que não é só você Kemmy! Eu ainda não comprei o Kindle porque achei exuberantemente caro para os meus padrões de pobreza, mas amo ler no celular, mesmo que ás vezes a letra pequena incomode muito. Acredito que é mais prático. Claro que não dá pra fazer o que fazemos com um livro físico, mas quando gosto bastante de um exemplar, acabo comprando para exibir na minha estante rsrs

  10. Oi, Alice. Com este post fui vendo que existem muitas pessoas na mesma situação que eu, coisa que eu fico até feliz de compartilhar rsrs eu amo ler físico, quem não gosta? mas eu prefiro a praticidade dos celulares, como você citou. É bem melhor!
    Como não tenho parcerias com editoras, e somente com autores, os livros digitais estão sempre levando a melhor. Acho que todos enfim acabam se adaptando.
    Beijo!

  11. Oie Miriã..
    Realmente os livros hoje em dia estão muito caro, com a internet aí conseguimos ele de graça, mas no meu caso não consegui me acostumar, força muito as minhas vista, mesmo ajustando a iluminação :/
    é como você disse, ver aquela coleção de livros no seu armário é mara.
    Por isso sempre que tem uma promoçãozinha ou sorteio estou ali no meio kkkk!
    Oi
    Dentre essas séries á que já ouvir falar foi "Friends"
    Já assistir alguns ep dela, são muito engraçados não tem como falar que é chata, sempre que ela está passando na tv e tenho oportunidade eu assisto!
    Beijoooooos♥|{Girls Sweet}

  12. Oi, Danny. Achoque gostar ou não do E-book vai de cada um, cada pessoa se acostuma a sua maneira. No meu caso, acostumei e gostei demais e simplesmente não quero ler em outro formato, coisa que me espanta! Mas espero que um dia você consiga gostar da praticidade da coisa toda.
    Abraço.

  13. Oi querida,

    que problema cerebral o que haha Eu amo ler livros físicos e ainda não me acostumei com e-books, mas entendo bem o seu lado. Livros físicos são caros mesmo e acaba sendo mais prático ter o mesmo livro em formato virtual, já que você pode levar e ler em qualquer lugar. Olha, não sofra por isso, o importante é estar sempre lendo e curtindo as histórias que você gosta, não importa o formato que elas venham!

    Beijos!
    Participe do sorteio e concorra ao livro O Menino Que Desenhava Monstros
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Procura algo? Digite aqui e clicle em enter para pesquisar. e ESC para sair

Conhecendo termos literários Como limpar seus livros e a sua estante? 5 formas de ler e-books 5 livros com CEO que não são babacas 8 livros para chorar