5 gêneros literários que eu menos gosto

Eu confesso que sou fresca para algumas coisas. Raramente me aventuro por comidas, sempre gosto de ficar na mesmice e não arriscar. Tentei diversas vezes sair da zona de conforto e quase nunca dá certo, e isso acontece também com os livros. Eu sempre deixo bem claro que não sou muito fã de alguns gêneros que todo mundo basicamente gosta, e como eu não sou todo mundo, eu deixo meu ódio bem delimitado. Por isso, hoje vou falar sobre os cinco gêneros literários que eu menos gosto e pedir para vocês, meus caro leitores, me persuadirem a ler algum livro dos tais gêneros. Vamos lá?
DISTOPIA
O gênero mais óbvio do mundo – aqueles que todos já deveriam saber – que eu menos gosto são as distopias. Eu já falei diversas vezes o quanto luto para tentar ler A Rainha Vermelha, mas não consigo me prender a história de jeito nenhum. Me ambientar em um novo mundo, pior ainda. Mesmo assim, ainda não desisti e nessas eu conheci uma história que simplesmente amei, que é Puros (como eu sempre gosto de lembrar). Foi uma história maravilhosa e só por causa dela, eu ainda tento ler livros do gênero.
FANTASIA/SOBRENATURAL
Eu não sei muito bem porque estou em pé de guerra com o gênero fantasia visto que eu já li diversos livros do tipo e gostei bastante. Acredito que o maior motivo para tal “ódio” é que muitos livros de fantasia não vão além do enredo “vampiros/lobisomens/anjos e demônios”, e se tem coisa que me irrita em enredo, é justamente envolver esse negócio de anjo caído. 
Eu já até tentei ler algumas séries com vampiros e afins, mas sempre acho elas cansativas demais, cheias de reviravoltas e quase nunca a série se limita a apenas dois livros ou três, sempre tem que ter mais, o que dificulta mais ainda eu continuar a ler ou simpatizar com o gênero.

AUTO-AJUDA
Eu gosto muito dos livros de auto-ajuda, do que os autores estão dispostos a fazer para ajudar aqueles que estão lendo o livro, porém, eu não tenho paciência alguma para ler as obras. Só li um livro em toda minha vida do gênero e até que gostei bastante, mas a maioria dos livros de auto-ajuda se transforaram em livros com 190 páginas contendo três frases com a fonte no tamanho 20px ocupando uma folha inteira. Ou seja, você gasta em média R$30,00 para ler algo que você já sabe. O gênero não funciona para mim mas acredito que funciona para muitas outras pessoas, então relevem minha ‘humilde’ opinião.

TERROR
Vou confessar que não sou muito chegada em livros de terror simplesmente por falta de tempo. Tem uns livros que vendem um enredo maravilhoso, mas geralmente sempre acontece do livro ter uma começo mais denso e um pouco maçante, e isso simplesmente me mata. Eu morro de preguiça de ler livros de terror só de olhar, mas pretendo mudar isso em breve.
DRAMA
E por último, temos o drama. Eu li vários livros do gênero mas só porque eu não sabia que realmente se tratava de um drama. Eu não tenho nada contra, até gosto bastante, meu único problema é que sou uma pamonha doce. Tipo assim, eu choro por tudo! Caramba, até hoje choro com a morte de Jack em Titanic, então… Por isso, tento ao máximo evitar ler livros do gênero só para não entrar naqueles momentos de alta reflexão e introspecção.
Espero que tenham gostado do post e não deixem de comentar qual o gênero que vocês menos gostam! Beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

29 thoughts on “5 gêneros literários que eu menos gosto

  1. Oi Miriã! Tudo bem?
    Eu não gosto muito do gênero "Fantasia/Sobrenatural" Acho muito maçante sabe? Além do mais, eu não gosto de livros de vampitos e lobisomens, simplesmente não me atrai.
    Você acredita que eu já li o livro "O que toda mulher deve saber?"? Eu não li por ser um livro de "auto-ajuda" mas porque li em uma resenha que ele continha várias histórias interessantes e até um pouco engraçadas de mulheres com diversos problemas de relacionamento. Eu me diverti muito com o livro. Fora isso, também não gosto muito do gênero "auto-ajuda"
    Beijo e um grande abraço!
    Sonho Inverossímil

  2. Oiii Mika!!

    Ah como assim fantasia e distopia????? São meus gêneros favoritos, amo embarcar em novos mundos, mas tb não sou nem um pouco fã de vampiros, aliás até aqui todas as leituras que fiz envolvendo vampiros ou lobisimens foram decepcionantes.
    Tb não nasci pra drama, acho que é por isso que não pude com os livros do Sparks por exemplo. E auto ajuda acho um tema complicado, entendo que são livros para um momento especifico e tals mas.. eu acho cada ser humano tão diferente e único um do outro, às vezes oq ue vai pra mim não funciona pra ti e vice versa, é complicado tentar estabelecer uma fórmula padrão embora eu entendo que auto-ajuda é mais um livro de aconselhamento do que de comportamento…aff, enfim, de um jeito ou outro tb não é meu gênero.
    Eu, se essa lista fosse minha…haha, tirava a distopia e fantasia e colocava novela erótica. Só tem uma autora ou duas de novela erótica que curto, e olha que esta mais é pra chick lit adulto do que novela erótica… sempre que tento ler algo do gênero termino puff, cansada.
    Terror não é tb muito meu gênero mas confesso que tenho lido thrillers bastante interessantes e alguns até que tem uma ou outra cena bem desconcertante…

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

  3. Oi, Alice. Acho engraçado o quanto que as pessoas se diferem em gosto, porque eu não sou nada fã de distopias então para mim é sempre uma luta conseguir ler um livro todo. Fora isso, estou disposta a mudar minha opinião sobre os outros gêneros, ainda mais porque tem alguns thrilers que são maravilhosos!

  4. Oi querida,
    Eu gostei de todos os livros selecionados. Mas o único que sou capaz de opinar mesmo é Distopia. Já li 3 dos 4 que escolheu…
    Amei o seu blog, e quero saber se pode dar ele pra mim? (Rsrsrs)

    P.S já estou seguindo como Alice (a foto mais fofa que ver 💕)

    Beijoss, Enjoy Books

  5. Olá, Miriã

    Menina, como não chorar com a morte do Jack? Hahahha Já assisti Titanic milhões de vezes, mas me debulho em lágrimas toda vez.
    Olha, vou te falar uma coisa, depois que li HP foram poucas as fantasias que me prenderam… e olha que eu li HP há muitooooo tempo!
    Também não curto muito distopia, minha leitura atual é uma que inclusive está na foto, Fragmentados… esperava outra coisa!

    Beijo
    – Tami
    http://www.meuepilogo.com

  6. Oi, Lu. Eu ainda estou tentando ler e pretendo já que minha irmã comprou o livro para mim. Eu até tentei ler auto-ajuda mas achei muito sem graça já que não tem uma história para você seguir, então desisti.

  7. Oi, Tamires. Eu sou tipo você, depois de HP e Crepúsculo, li algumas fantasias mas não passaram disso, parece que perdi o gosto pela coisa. Eu tenho Fragmentados mas ainda não li, espero que eu consiga enfim começar.

  8. Oi, Ray. Eu ainda não desisti de A Rainha Vermelha e pretendo ler de vez esse ano, sem desistir Eu gosto de livros de drama, mas sempre fico muito mal quando termino algum, por isso sempre prefiro evitar.
    Beijo!

  9. Oi Miriã! Eu amo terror e fantasias, exatamente nessa ordem rsrs. Entendo o fato de muita gente não gostar, no mercado há muita obra ruim ganhando enfase. Isso espanta leitores para o que realmente é bom dentro dos gêneros.
    Não sei se culpa dos próprios leitores ou do mercado editorial, temos ao nosso alcance muita coisa repetitiva, principalmente dentro dos 5 gêneros que você citou. Distopias, por exemplo, na maioria das vezes temos adolescentes que perderam os pais num mundo devastado, e precisarão lutar (seja num reality, ou num lugar isolado) pela sobrevivência. "O Circo Mecânico" é um joia preciosa dentro do gênero.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

  10. Livros de auto ajuda eu também não gosto muito.
    De terror, dá uma chance, se tu acha muito cansativo, começa lendo um pouco a cada dia, ou começa por contos.
    Os de fantasia eu sou apaixonada, é bom ler algo totalmente fora da realidade.
    Drama eu gosto, mas não acho legal tu ler toda hora.

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

  11. Oi, Bia. É exatamente isso que penso. Os autores ultimamente fazem histórias para vender, que pouco se diferem de outras, o que deixa tudo muito repetitivo e sem nada original, mas tem obras que realmente valem a pena.

  12. Oi, Cássia. Assim, eu gosto de drama mas concordo com você que ler toda hora está fora de questão senão enjoa e a carga emocional do livro passa pra pessoa. Eu vou tentar ler os livros de terror, se bem que tem uns trilers que já estou de olho.

  13. Miriã
    Já te conheço um pouco e esta postagem não foi surpresa para mim, seu gosto é parecido fom o meu, gosto do que você gosta, exceto que gosto de mais coisas que voce não gosta, como Distopia e fantasia, ou seja, os dois primeiros itens da sua lista são uns dos meus preferidos. Quanto ao drama, também evito pos choro demais.
    abraços
    Gisela
    http://www.lerparadivertir.com

  14. Nossa, somos muito diferentes hahaha. Adoro distopias, mas não as atuais porque as histórias ficaram muito repetitivas. Também adoro drama e terror, mas não são qualquer um não hahaha. Espero que um dia você vença a preguiça de ler terror, sério!!!

    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso Top Comentarista valendo um livro Jantar Secreto, do autor Raphael Montes 🙂

@blogcapitulotreze

Livros baseados na história de Cinderela Por quê você precisa assinar o Amazon Prime? 8 motivos para assinar o Kindle Unlimited Todas as edições de Harry Potter publicadas no Brasil Como economizar na hora de comprar livros?