Oi gente! Eu amo YA’s ou qualquer livro que tenha uma temática mais adolescente, por isso resolvi indicar alguns livros para vocês lerem. Alguns deles são mais despretensiosos mas com toda certeza trazem uma grande lição em suas páginas.

Primeiro Amor – James Patterson e Emily Raymond

Quem conhece as obras do James Patterson sabe que seus livros geralmente são suspense, mas ele arriscou aqui trazendo um livro muito real e tocante, bem gostosinho de ler. É um romance adolescente bem estilo road trip, que traz muitas emoções e abala as estruturas do leitor. Fala sobre o primeiro amor da gente, de como essa pessoa muda a nossa vida e a forma como a gente encara ela. E preparem os lencinhos!

Axi Moore é uma garota certinha, estudiosa, bem comportada e boa filha. Mas o que ela mais quer é fugir de tudo isso e deixar para trás as lembranças tristes de um lar despedaçado. A única pessoa em quem ela pode confiar é seu melhor amigo, Robinson. Ele é também o grande amor de sua vida, só que ainda não sabe disso. Quando Axi convida Robinson para fazer uma viagem pelo país, está quebrando as regras pela primeira vez. Uma jornada que parecia prometer apenas diversão e cumplicidade aos poucos transforma a vida dos dois jovens para sempre. De aventureiros, eles se tornam fugitivos. De amigos, se tornam namorados. Cada um deles, em silêncio, sabe que sua primeira viagem pode ser também a última, e Axi precisa aceitar que de certas coisas, como do destino, não há como fugir. Comovente e baseado na própria vida do autor, este livro mostra que, por mais puro e inocente que seja, o primeiro amor pode mudar o resto de nossas vidas.

A distância que nos separa – Kasie West 

Muita gente adorou essa obra da Kasie West mas eu confesso que sou mais Namorado de Aluguel, mesmo assim é sempre bom indicar. A distância que nos separa conta a história de Caymen e seu romance inesperado com Xander, um garoto rico e de boa família. O problema é que o dinheiro e a classe social são um grande apelo nessa história. É um romance bem fofinho e simples, bom para ler rapidamente em um fim de tarde.

Caymen Meyers aprendeu desde cedo a não confiar nos ricos. E, depois de anos observando-os, ela tem certeza de que eles são bons em apenas uma coisa: gastar dinheiro em inutilidades, como as bonecas de porcelana da loja de sua mãe. Assim, quando Xander Spence entra na loja, basta um único olhar para Caymen perceber que ele tem muita grana. Apesar de ele ser um fofo e entendê-la como ninguém, Caymen é esperta e sabe que o interesse de Xander não vai durar. Porque, se tem algo que ela aprendeu com a mãe, é que caras ricos vão inevitavelmente partir o seu coração. Mason, o cantor de rock tatuado — e classe média —, tem muito mais a ver com ela, certo? Então por que ela não consegue tirar Xander da cabeça? Quando a amizade e a lealdade de Xander estão prestes a convencer Caymen de que ser rico não é uma falha de caráter, ela descobre que o dinheiro tem um papel muito maior no relacionamento dos dois do que ela poderia imaginar. Será que Caymen vai arriscar ter o coração partido para encontrar o seu verdadeiro amor?

Juntando os pedaços – Jennifer Niven

Juntando os pedaços é sobre duas pessoas totalmente diferentes que acabam criando uma amizade bem improvável. Jack tem uma doença que o impede de reconhecer rostos, e Libby é a uma garota que já sofreu muito com a obesidade. A Jennifer tem uma escrita muito gostosa, simples e tocante. Ela fala sobre o bullying de uma forma bem interessante, e através dos seus personagens conseguimos nos conectar com a história.

Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.

Os bons segredos – Sarah Dessen

Os bons segredos fala sobre pessoas que nos acolhem mais do que as nossas próprias famílias. Sidney é uma garota que sempre viveu à sombra do irmão mais velho. Depois que ele é preso por dirigir bêbado, ela acaba mudando de escola e encontra nos irmãos Chatham um consolo que seus próprios pais não conseguem lhe dar. A autora traz em seu livro muitos questionamentos que nós adolescentes temos quando estamos nessa fase como auto-aceitação, certo e errado, e um romance bem fofinho pra gente acompanhar também.

Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 

Posts criados 1379

18 comentários em “4 livros adolescentes para você ler

  1. Oi Mika!

    Adorei as indicações, ainda mais que não li nenhum dos indicados.
    "Juntando os Pedaços" já estava na lista de desejados e quero muito ler outro livro da Sarah Dessen, tenho visto alguma indicações desse mesmo livro, então vou colocar na wishlist.
    Kasie West é uma autora que ainda não tive a oportunidade de ler, mas gostaria de ler "Namorado de Aluguel".

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Procura algo? Digite aqui e clicle em enter para pesquisar. e ESC para sair

O que esperar da 3ª temporada de Sex Education 5 motivos para você ler O Inverno entre Nós A moda presente nos romances de época Autores nacionais para conhecer Um clichê, um livro